Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 28 de Abril de 2015 | Horário: 13:26

Mamaço fortalece importância do aleitamento exclusivo

Atividade realizada em Cidade Tiradentes reúne mães e bebês em defesa da saúde na primeira infância


Cerca de 60 mães, com seus bebês, participaram do evento, idealizado pela Supervisão Técnica de Saúde (STS) Cidade Tiradentes


Texto e fotos: Cecília Figueiredo

O 1º Mamaço público de Cidade Tiradentes, realizado no último sábado (25/4), na praça em frente ao Galpão do Pombas Urbanas, foi um sucesso. Cerca de 60 mães, com seus bebês, participaram do evento, idealizado pela Supervisão Técnica de Saúde (STS) Cidade Tiradentes. A atividade contou com rodas de conversa sobre gravidez na adolescência e aleitamento materno, exibição de filmes, oficinas sobre direitos das crianças e dos adolescentes e a importância do ato de brincar. O Mamaço de Cidade Tiradentes é parte da programação da 1ª Semana do Bebê de São Paulo, que segue até esta quinta-feira (30/4) em escolas, equipamentos de saúde, culturais e de educação.

A programação, realizada em São Paulo pela Prefeitura e pela Unicef, tem como um de seus objetivos, num dos territórios da cidade que guarda fortes indicadores de vulnerabilidade, intensificar avaliações antropométricas (peso e altura, para mensurar a situação nutricional das crianças) e verificação da carteira de vacinação. Também visa a estimular a amamentação exclusiva dos bebês, um dos direitos elementares para garantir o desenvolvimento saudável na primeira infância, dos zero aos seis anos de idade.

Gravidez na adolescência

Segundo dados do DATASUS de 2012, o percentual de gravidez na adolescência (mulheres de 10 a 19 anos) no bairro é de 18,5%. Na região de Santa Cecília este número é de 0,7%. Em Cidade Tiradentes vivem atualmente 17,5 mil crianças com até 4 anos. A taxa de mortalidade neonatal é de 11,49 por mil nascidos vivos, enquanto a média da cidade é de 7,65.

Durante o Mamaço, que ocorreu em meio a atividade lúdicas e circenses do Instituto Pombas Urbanas, reunindo um grande número de mães e crianças, a supervisora de Saúde da Cidade Tiradentes, Marta Pozzani, explicou que a saúde vai além da assistência. “O cuidar da infância passa, sim, pelo acesso aos serviços de saúde, mas também pelo direito à cultura, à brincadeira, à amamentação, à garantia de direitos. É isso que a Cidade Tiradentes quer mostrar, de forma integral e intersetorial, com a Semana do Bebê”, afirmou.

Giovana Ceres do Nascimento Silva, uma das mães impedida havia cerca de dois anos de amamentar sua filha em local público, compareceu ao evento com Sofia C. Do Nascimento Silva, de 2 anos e 9 meses. “O nosso bebê vai crescer muito saudável mamando no peito e eu queria puxar um viva, junto com vocês, ao aleitamento materno, porque faz toda a diferença”, afirmou Giovana na tenda da amamentação.

Assídua nos grupos de orientação da UBS Dom Angélico, a jovem Alice Pereira Rocha, de 20 anos, mãe da Luíza, de 10 meses, também valorizou o apoio da equipe de saúde na promoção de saúde da mulher e do bebê. “Todo o respaldo que a gente precisa tem na UBS. Minha vizinha é minha ACS. E, além de a gente se conhecer há muito tempo, ela acompanhou minha gestação, o crescimento da Luiza; ela também tem uma filha, então, me ajuda bastante. Agendamento de consulta da bebê, ela me avisa, me avisa dos grupos, é bem bacana. Eu não precisei ir até a UBS para obter ajuda para amamentar, mas eles estimularam muito durante a gravidez e conheço muitas mulheres que amamentam e já ultrapassaram o sexto mês por participarem do grupo na unidade”, disse Alice.

Na avaliação da jovem, as pessoas devem dar menos atenção ao senso comum e mais “ouvido a um profissional de saúde”. “Tem muita gente que diz: não deixa a criança mamar o tempo todo, somente de três em três horas. Dá a chupeta pra ela, enfim muita coisa falaciosa, sem comprovação. Então é preciso ouvir o profissional de saúde”, ressaltou Alice.

O Mamaço ocorreu em meio a atividade lúdicas e circenses do Instituto Pombas Urbanas, reunindo um grande número de mães e crianças
 

collections
Galeria de imagens