Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Segunda-feira, 27 de Abril de 2015 | Horário: 13:15

Hipertensão arterial: a importância combater e se prevenir

23% da população é hipertensa

Por Felipe Aires

Com o principal objetivo de prevenir e chamar a atenção da sociedade para o problema, no último domingo (26/4) foi comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à doença. Cerca de 23% da população brasileira é hipertensa e, segundo o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde, o problema afeta de 11 a 20% da população adulta com mais de 20 anos.

A hipertensão arterial acontece quando a pressão arterial - força que o sangue faz na parede das artérias -, aumenta e faz com que as artérias ofereçam maior resistência para a passagem do sangue. Quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam 140/90 mmHg – ou 14 por 9 – configura-se hipertensão arterial.

Há diversos fatores de risco para que aconteça esse aumento na pressão que o sangue faz nas artérias. Dentre eles estão o elevado consumo de sal e produtos industrializados, hábitos alimentares irregulares, sobrepeso ou obesidade – que aceleram em até 10 anos o aparecimento do problema - , diabetes, envelhecimento, hereditariedade e tabagismo. Importantes órgãos como coração, rins, cérebro, os olhos, dentre outros, sofrem maiores desgastes que podem gerar outras doenças.

Tratamento

Exercício físico moderado (cerca de 30 minutos diários), são indicados para o hipertenso. Os melhores são corridas leves, caminhadas, ciclismo ou natação. A intensidade do treinamento deve ser orientada individualmente. “É um tratamento fácil e todas as unidas de saúde tem condição de fazer. Ele é feito através da mudança do estilo de vida do paciente e introdução de medicamentos. Parar de fumar, emagrecer, manter uma dieta equilibrada, adoção de exercícios, tudo isso faz parte da mudança de estilo de vida que tanto incentivamos. Quem apresenta a hipertensão arterial precisa se tratar bem, e de maneira contínua, realizando consultas médicas periódicas para o caso de ajustes na medicação e, assim, poder prevenir as complicações da doença” completou Rayel.

 

collections
Galeria de imagens