Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2015 | Horário: 13:36

Grupo terapêutico do CAPS AD III Jardim Ângela revela sua arte em tintas e telas

Pacientes com alterações cognitivas veem na arte uma maneira de recomeçar a vida

Telas produzidas pelos usuários do CAPS são inspiradas na vida e obra do artista plástico Carlos Haraldo Sorensen

Por William Amorim com apoio da Assessoria de Imprensa CEJAM

Até o dia 20 de fevereiro o Parque Ecológico do Guarapiranga, na zona Sul, receberá uma exposição de pinturas em tela inspiradas na vida e obra do artista plástico Carlos Haraldo Sorensen.

As obras são fruto de diversas atividades terapêuticas - como os grupos de Terapia Ocupacional e de Estimulação Cognitiva - promovidas pelo CAPS Álcool e Drogas (AD) III Jardim Ângela para estimular os pacientes.

As aulas são ministradas por um terapeuta ocupacional e um artista plástico. Com a arte eles trabalham e melhoram o desempenho das funções cognitivas dos usuários, tais como a memória, atenção, raciocínio e capacidade de resolução de problemas. Da mesma forma, usam a criatividade e o desenvolvimento de habilidades que facilitam a expressão de sentimentos e emoções.

O grupo conta com a participação de 10 pacientes, todos homens, com diagnóstico de dependência química. Roberto Otaviano de Carvalho, oficineiro da unidade e autor da proposta de organizar a exposição, sonha valorizar o trabalho desenvolvido pelos usuários.

Já a terapeuta ocupacional Marta Rudge afirma que a exposição é uma forma de demonstrar positivamente, para os pacientes, os resultados dos seus esforços e como tratamento e a abstinência trazem resultados. “Ao verem as suas produções expostas, os pacientes demonstraram satisfação e perceberam concretamente suas habilidades e potenciais, que estavam ocultos pelo uso de substâncias psicoativas”, afirma Marta.

Artista também brilhava no Carnaval

Carlos Haraldo Sorensen nasceu em Bauru, em 3 de novembro de 1928 e morreu no Rio de Janeiro, em 29 de Fevereiro de 2008, por problemas cardíacos. Foi artista, pintor, ceramista, escultor, tapeceiro, gravador, ilustrador, poeta, ator, cenógrafo, figurinista, carnavalesco e arquiteto. Sörensen fez inúmeras exposições no Brasil, além de Nova York, Seatle, Las Vegas, Lagos (Nigéria), Buenos Aires, Tóquio, Londres, Milão e Paris.


Site


 

collections
Galeria de imagens