Secretaria Municipal da Saúde

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Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2015 | Horário: 19:09

Secretário se reúne com gestores das Coordenadorias Leste e Sudeste em debate sobre diretrizes da Atenção Básica

Encontros deram início a plenárias mensais para otimizar gestão das unidades

Secretário destacou o diálogo e ressaltou que o objetivo da publicação é aperfeiçoar ações já desenvolvidas nas unidades, a troca da experiência entre os profissionais durante os encontros mensais e o aperfeiçoamento dos procedimentos, respeitando as características de cada grupo de trabalho

 

 Por Beatriz Prado e Keyla Santos
Fotos: Edson Hatakeyama

O Secretário municipal da Saúde, José de Filippi Júnior, e a coordenadora de Atenção Básica do município, Rejane Calixto, participaram, nesta terça-feira (10/2), de encontros com gerentes de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Assistência Médica Ambulatorial (AMA), das Coordenadorias Regionais de Saúde Leste (CRS Leste) e Sudeste (CRS Sudeste).

Na região Leste reuniram-se 150 gestores, com a presença da coordenadora das sete supervisões da região, Claudia Castro. Realizado no auditório da Universidade Cruzeiro do Sul, campus São Miguel, o evento propiciou o início do diálogo que deve ser intensificado entre a administração e os profissionais da saúde para a otimização do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município.

Entre as ações implementadas com base nas novas diretrizes de trabalho, o secretário destacou o diálogo e ressaltou que o objetivo da publicação é aperfeiçoar ações já desenvolvidas nas unidades, a troca da experiência entre os profissionais durante os encontros mensais e o aperfeiçoamento dos procedimentos, respeitando as características de cada grupo de trabalho. “O caderno de diretrizes operacionais é um documento com conceitos importantes e sobre o que pretendemos reforçar na Atenção Básica. É importante que todos os envolvidos façam uma leitura atenta e crítica do manual”, afirmou Filippi.

Durante as questões abordadas, gestores solicitaram a elaboração de um manual para o profissional da enfermagem, esclarecimentos sobre metas, agenda e diretrizes de atendimento e ressaltaram a importância dos encontros.

‘Troca de experiências é muito importante’

A coordenadora do Programa Acompanhante de Idosos (PAI) da UBS Vila Jacuí, Ana Paula Moreira, avaliou que “a troca de experiências é muito importante”. “Às vezes, é possível encontrar a solução para alguma dificuldade que estamos enfrentando com o profissional de outra unidade, e a adoção do manual é muito positiva para quem atua no SUS e entende a importância do trabalho realizado”, afirmou.

Para a qualificação da Atenção Básica foram anunciadas a padronização da identidade visual das unidades, com a colocação de totens para que o usuário opine sobre o atendimento prestado, uniformes e crachás para os funcionários, reestruturação da ouvidoria da saúde através do telefone 156 e o desenvolvimento do prontuário eletrônico, que garante acesso ao histórico do paciente na rede. O secretário informou sobre a contratação de duzentos dentistas aprovados em concurso público, a contratação de aprendizes para apoio administrativo até o início do segundo semestre, através do Programa Jovem SUS, e a aprovação do Plano de Carreiras.

De acordo com Rejane Calixto, os encontros têm sido fundamentais para o aprimoramento do documento que foi lançado

 

A reunião com os servidores da CRS Sudeste ocorreu no auditório da Universidade São Judas, na Mooca, com cerca de 200 pessoas. Foi realizada uma apresentação dos objetivos gerais do documento norteador e, em seguida, aberto espaço para que os profissionais da Saúde tirassem dúvidas, contribuíssem com experiências exitosas e com sugestões em relação às Diretrizes para Reorganização da Atenção Básica para o SUS do município.

A série de reuniões percorreu metade do caminho e já é possível vislumbrar um horizonte positivo tanto para os profissionais das UBS e AMA quanto para os usuários. De acordo com Rejane Calixto, os encontros têm sido fundamentais para o aprimoramento do documento que foi lançado. “O gerentes de fato leram os dois documentos e se apropriaram dos conceitos que estão ali e estão trazendo algumas dúvidas e sugestões”, disse.

Rejane frisou a validade do todo o processo. “O objetivo dessas reuniões é aprimorar o documento para uma próxima versão. O que é mais gratificante – e eles estão verbalizando isso nos encontros – é a importância de terem um documento. Até esse momento eles não tinham algo que oferecesse uma diretriz para o desenvolvimento do trabalho” afirmou a coordenadora.

‘Compartilhamento de experiências’

Além de oferecerem um norte aos gerentes das UBS, consequentemente, a aplicação das diretrizes beneficiará os usuários do SUS no município. “O compartilhamento de experiências [entre os gerentes] vai trazer para o usuário um atendimento melhor. Esses encontros servem para essa troca de experiência e dão mais segurança para quem está lá, diretamente no atendimento ao usuário ou gerindo uma unidade com número de profissionais com o objetivo de ofertar um atendimento de qualidade ao usuário”, comentou Rejane.

Para a coordenadora da CRS-Sudeste, Karina Barros Calife Batista, a reunião é um grande avanço, aproxima o pensamento do nível central da Secretaria e o que acontece de fato no dia a dia das unidades. “Precisamos olhar para o que chamamos de micropolítica do cuidado em saúde e olhar o que cada um dos usuários pensa; o que cada um dos trabalhadores pensa; o que cada um dos gestores está pensando. Assim, juntos, é possível organizar os processos de trabalho, orientações às unidades etc. Então, com isso, a ideia é facilitar para o usuário, garantindo um acesso maior, mais rápido, com mais qualidade e mais humanizado para cada um dos usuários de saúde”, afirmou.

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