PREFEITURA DE SÃO PAULO

Sétimo Hospital Dia é inaugurado em São Miguel Paulista

Tempo de espera para realização de ultrassom caiu de sete meses para 50 dias nos últimos dois anos

23/01/2015 17h20

'Este é o sétimo Hospital Dia que entregamos. Chegaremos ao final do ano com 20 Hospitais Dia e aí temos mais um ano para verificar as necessidades de cobertura da cidade', disse Haddad

Por Keyla Santos
Fotos: Edson Hatakeyama

Em São Miguel Paulista, o aniversário de São Paulo foi comemorado antecipadamente, nesta sexta-feira (23/01), com a inauguração do Hospital Dia da Rede Hora Certa. A entrega da unidade contou com a presença do prefeito Fernando Haddad e do secretário municipal de Saúde (SMS), José de Filippi Jr. O Complexo de Saúde conta com o sétimo Hospital Dia da Rede Hora Certa, um Centro de Especialidades em Reabilitação (CER IV) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO III).

Haddad destacou que a chegada de mais um Hospital Dia ajudará a desafogar os hospitais gerais, responsáveis pelas cirurgias de alta complexidade. “Nós sobrecarregamos muito os hospitais gerais com cirurgias ambulatoriais que não exigem internação. E isso acaba congestionando o hospital geral. A minha proposta de dois anos atrás era entregar para a cidade os Hospitais Dia. São hospitais onde se faz o agendamento tanto da consulta como do exame para a cirurgia no mesmo lugar. E você sai com o seu problema resolvido sem a necessidade de internação. Um exemplo: esse equipamento aqui vai fazer quase duas mil cirurgias de catarata por ano e não vou ocupar leito hospitalar para fazê-la”, explicou o prefeito.

As metas estipuladas para este ano em relação aos Hospitais Dia também foram abordadas pelo prefeito. “Este é o sétimo Hospital Dia que entregamos. Chegaremos ao final do ano com 20 Hospitais Dia e aí temos mais um ano para verificar as necessidades de cobertura da cidade. Nossa expectativa é que ajude a desafogar ou deixar de congestionar os hospitais. A fila herdada de 810 mil procedimentos para serem agendados já caiu para 620 mil. Ainda temos um caminho a percorrer, mas gostaria de lembrar que, antes da minha posse, a fila aumentava 20% ao ano. Nós poderíamos estar hoje com uma fila de 1,2 milhão de procedimentos e estamos com a metade disso”, disse Haddad.



Reforço na Saúde

Filippi enfatizou que nesta sexta-feira e no sábado (24/01), dois equipamentos estão sendo entregues à população. “Estamos entregando dois equipamentos muito importantes que reforçam duas das nossas redes: a de Atenção Especializada, no caso do Hospital Dia, e amanhã, a UPA [Vila Santa Catarina] reforça e amplia a Rede de Urgência e Emergência. Trata-se da segunda UPA que estamos entregando, porque a cidade de São Paulo de certa forma desprezava os programas federais e não buscava se enquadrar e se habilitar para receber os recursos para esse programa. As UPA são pronto-socorros que têm três tipos: I, II e III. Depende do número de leitos de retaguarda e de profissionais. E amanhã vamos entregar a UPA III, que é a mais completa, com 20 leitos e com instalações de qualidade”, disse o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, o tempo de espera para a realização de ultrassom caiu de sete meses para 50 dias ao longo dos dois últimos anos. "São 18 hospitais na rede municipal. Nós fazíamos em média 30 mil cirurgias ambulatoriais nesses hospitais. E a cirurgia ambulatorial brigava por espaço e pelo fluxo com cirurgias de emergência. Então, as cirurgias ambulatoriais eram canceladas. Aqui realizaremos uma série de cirurgias: dermatológicas, ortopédicas, do nariz, do olho, cirurgias pediátricas, ligadas à saúde da mulher", afirmou.

‘Foi a primeira vez que um governo olhou para as regiões carentes’


Prefeito Fernando Haddad conversa com Ioannis Katsakis, também conhecido como Jonny durante visita ao novo Complexo de Saúde de São Miguel Paulista

 

A inauguração do Hospital Dia trouxe mais esperança e confiança aos moradores de São Miguel Paulista. Acostumados a serem deixados de lado em gestões passadas, eles conseguem agora perceber a dedicação e o cuidado dispensado pela prefeitura. Essa é a obrigação de qualquer administração pública: cuidar dos cidadãos.

Para o comerciante nascido em São Miguel Paulista Ioannis Katsakis, também conhecido como Jonny, de 45 anos, o maior presente foi a chegada do CER IV. “Acredito que esse seja o primeiro da zona Leste. Antes não tinha nada, e aqui há muitas pessoas com problemas físicos e que precisam, que nem conseguem sair de casa e necessitam da reabilitação”, disse.

Jonny gostou das instalações. “Trata-se de um hospital de primeira linha e será muito importante, não apenas para os moradores de São Miguel, mas também para os das regiões vizinhas. Foi a primeira vez que um governo olhou para as regiões carentes”, afirmou o comerciante.

Duas etapas

Os serviços do Hospital Dia São Miguel Paulista serão ativados em duas fases, visando à segurança e qualidade do atendimento ao cidadão. De início, contará com 10 especialidades médicas, incluído Centro Oftalmológico Especializado, realização de pequenas cirurgias e oftalmológicas e oferta de 15 exames de apoio diagnóstico. Na segunda etapa, prevista para o segundo semestre deste ano, serão 23 especialidades médicas, inclusão de cirurgias de médio porte e 21 exames de apoio diagnósticos.