Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2014 | Horário: 16:55

UBS Vila Romana realiza festa para pacientes

Usuários do PAI das unidades Vila Romana e Ipojuca curtiram show musical

No último dia 12/12, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Romana realizou festa no salão da Igreja Metodista. Uma das ações do Programa de Acompanhamento de Idosos (PAI) de Vila Romana - que também atende pacientes da UBS de Vila Ipojuca -, relaciona-se à realização de encontros entre idosos para proporcionar convívio social.

Segundo o IBGE, a população idosa vem aumentando a cada dia no país. A estimativa é que o número de pessoas acima de 60 anos triplique em 20 anos. Com o aumento da expectativa de vida, também cresceram algumas preocupações ligadas à qualidade de vida. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolveu o PAI, como forma de prestar assistência a idosos fragilizados.

A comemoração da UBS Vila Romana teve como atrações sorteio de brindes e apresentações artísticas de convidados. Entre elas se apresentou o coral de terceira idade do Tendal da Lapa, Sintonia Plena, que cantou clássicos da MPB, músicas natalinas e hebraicas. Um funcionário da UBS Vila Romana, juntamente com uma amiga, tocou violão e alegrou o inicio de tarde dos idosos.

Atenção ao idoso

O PAI desempenha vários cuidados à população idosa como visitas domiciliares. Nelas, os pacientes recebem orientação de cuidados com a própria saúde, como controle da medicação e higiene pessoal. Realiza também acompanhamentos externos para consultas, exames e outras atividades como visitas ao banco, caminhadas, fisioterapia e atividades recomendadas a pessoas que possuam alguma dificuldade de locomoção. Todas as ações seguem um plano de trabalho adequado a cada usuário.

Os idosos reconhecem a assistência dada pelo PAI. Dona Eneida acredita que o programa é importante por cuidar de sua saúde e que sua vida “seria difícil se não tivesse esse acompanhamento”. Com o atendimento efetuado pelo grupo, usuários deixaram de utilizar o serviço particular. É o caso de Dona Gladys. Segundo ela, o PAI lhe dá a “assistência necessária” e, por isso, optou pelo serviço público.

A equipe do PAI da Vila Romana é composta por um médico, um enfermeiro, um assistente social, dois auxiliares de enfermagem e dez acompanhantes de idosos. Esse é um programa que acontece na Coordenadoria Regional de Saúde Oeste com a parceria da Associação Saúde da Família, visando assistir e proporcionar uma melhor qualidade de vida à população idosa da região.

 

 

collections
Galeria de imagens