Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 16 de Dezembro de 2014 | Horário: 13:42

Parelheiros promove 7º Encontro de Terapia Comunitária

Houve exposição de artesanato, teatro e coral, entre outras atividades

O tema abordado foi a importância da terapia para a comunidade. Representantes da própria comunidade falaram como a Terapia Comunitária tem transformado suas vidas

 

Texto e foto por  Bruna Zanlorenzi

A Supervisão Técnica de Saúde Parelheiros (região Sul) promoveu no dia 14 de novembro, no espaço Beija-Flor do CEU Parelheiros, o 7º Encontro de Terapia Comunitária Integrativa. Cerca de 100 pessoas participaram do evento.

Houve exposição de artesanatos elaborados pelas comunidades locais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), apresentações sobre temas como “Antropologia Cultural, pilares da Terapia Comunitária Integrativa” realizada por Nadja Vilela dos Santos, Coordenadora de Projeto do Centro de Cidadania da Mulher de Parelheiros e “Terapia Comunitária Integrativa no Programa Recomeço Família”, com a presença de Kátia Bras e Doralice Otaviano, psicólogas do Programa Recomeço Família.

Nilza Silva de Carvalho, Terapeuta Comunitária de Parelheiros apresentou, juntamente com Agentes Comunitários de Saúde que participam das rodas, uma peça de teatro com fantoches e personagens. O tema abordado foi a importância da terapia para a comunidade. Representantes da própria comunidade falaram como a Terapia Comunitária tem transformado suas vidas.

Canções natalinas

No encerramento, coral composto por moradores dos bairros Recanto Campo Belo, Vila Roschel e Vila Marcelo apresentou músicas natalinas - algumas canções cantadas em japonês. Foi feito ainda um ritual de agregação conduzido por Cecília Ayres, Supervisora Técnica do Polo Formador em Terapia Comunitária Integrativa da Associação Saúde da Família.

Participaram do evento moradores de Parelheiros e Capela do Socorro, interlocutores de Saúde Mental e Humanização da Supervisão, gerentes de UBS, da Interlocutora de Saúde Mental da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, do Coordenador Regional da Associação Saúde da Família e assessores. O evento também reuniu lideranças comunitárias, religiosas, comerciantes e representantes de redes como CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), CCM (Cadastro de Contribuintes Mobiliários).

collections
Galeria de imagens