Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2014 | Horário: 13:25

Região Sul termina ano com 184 profissionais capacitados para realizar teste rápido de HIV

Capacitações aconteceram em setembro, outubro e novembro

Profissionais de saúde passam por capacitação para realizar teste rápido de HIV e Aids

Por Bruna Zanlorenzi
Foto: Mayara Carlis

No último dia 27 de novembro chegaram ao fim, na Coordenadoria Regional de Saúde Sul, os encontros da terceira e última turma de 2014 do Curso de Capacitação para TRD (Teste Rápido Diagnóstico) para HIV e Sífilis. A região passa agora a ter 184 profissionais aptos a atuar como facilitadores/multiplicadores do teste.

A proposta da capacitação é atender a orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que prevê expandir o número de unidades aptas a fazer o teste. O objetivo de reduzir as taxas de transmissão vertical do vírus da AIDS e a eliminação total da sífilis congênita.

Cada uma das turmas realizadas na Escola Municipal de Saúde Regional Sul contou com quatro encontros que abrangeram aulas teóricas e práticas realizadas às quintas-feiras. Em especial, em novembro o encontro que iria acontecer no dia 20 foi antecipado para o dia 17 (segunda-feira) por conta de um feriado.

O teste rápido

É uma metodologia que permite saber o resultado do teste de HIV/Sífilis em menos de uma hora. Pode fazer o teste qualquer pessoa interessada, especialmente gestantes. Não é necessário estar em jejum. Para 2015, existe a proposta de abrir mais duas turmas para atingir os profissionais de todas as unidades da região Sul.

 

collections
Galeria de imagens