Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2014 | Horário: 13:14

Festival estimula vida saudável entre estudantes

MOVE FEST busca combater a obesidade e o sedentarismo por meio de atividades atrativas para jovens

Os participantes centram na ideia do combate à obesidade infantil por meio de atividades físicas  e musicais

 

Por Anna Carolina Alves

A obesidade infantil tornou-se um problema mundial. Como forma de enfrenta-lo, a Microrregião Jaçanã/Tremembé (MRJT), da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), realizou no último dia 28 de novembro o MOVE FEST. Trata-se de um festival da Ação de Saúde MOVE MRJT que busca combater a obesidade e o sedentarismo infantil por meio de atividades físicas, alimentação saudável e conceitos de cultura de paz e meio ambiente.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), caso nada seja feito em relação à obesidade infantil, até 2025 pelo menos 75 milhões de crianças no mundo estarão acima do peso.

Com a participação de aproximadamente 500 crianças de 12 escolas da região Norte, o evento contou com apresentações de vários gêneros musicais, dança e apresentações teatrais de escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O evento foi apresentado por Rodney Paulino, educador físico do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e pela enfermeira Vanessa Moreno. Após as apresentações, colaboradores de todas as UBSs também dançaram para homenagear os alunos.

O evento, que marcou o encerramento da ação no ano de 2014, também contou com equipes multidisciplinares compostas por nutricionistas, professores de educação física, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, auxiliares administrativos e médicos para levar até as escolas informações sobre o sedentarismo, alimentação saudável, meio ambiente e cultura de paz.

Frente ao problema da obesidade infantil, Vanessa frisa a importância do MOVE FEST: “Qualquer trabalho feito em prol das crianças é válido. Por isso, parabenizo a equipe do MOVE por essa bela iniciativa em mobilizar todas essas crianças. Essa moçada dança demais, não sou capaz de fazer o que eles fizeram aqui hoje”, afirmou.

MOVE MRJT beneficia jovens e crianças



O MOVE estimula a movimentação física e foi baseado nos conceitos defendidos pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), que aponta na escola a responsabilidade de estimular estilos de vida saudáveis. Desde 2011, o projeto atinge mensalmente aproximadamente 2 mil jovens de 7 a 16 anos. A ideia é que o programa incentive não só as crianças, mas amigos, familiares e toda a comunidade que a cerca a praticar exercícios e, consequentemente, combater a obesidade. Segundo Maria Luisa Ribeiro, coordenadora médica da Microrregião Jaçanã/Tremembé, “essa nossa ação de saúde envolve, além da movimentação, alimentação, cultura de paz, harmonia e um maior vínculo com os profissionais da educação e da saúde”, disse a coordenadora.

O estudante Jonathan Oliveira confirma o sucesso do MOVE FEST. Segundo ele, “antes de participar do projeto MOVE eu não gostava de comer verduras e legumes, além de fazer bullying e bagunçar muito. Agora, até os professores disseram que eu estou melhorando, inclusive as notas”, afirma.

 

collections
Galeria de imagens