Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 9 de Dezembro de 2014 | Horário: 14:44

Semeando Saúde tem balanço positivo e piquenique

Projeto difunde educação ambiental em escolas da zona Norte

O projeto nasceu da constatação sobre a precarização da paisagem urbana no território das Unidades da CRS Norte e da necessidade de sensibilizar a comunidade para ações viáveis, que causem transformação

 

Por Lígia Aparecida de Souza

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte) realiza nesta sexta-feira (12/12), das 9h às 13h, no Parque Estadual Horto Florestal, o encerramento do projeto PAVS Semeando Saúde com um piquenique. O intuito do projeto é contribuir com a qualidade de vida no ambiente escolar por meio de ações que causem impacto positivo na saúde, no meio ambiente e na educação. O evento foi feito em parceria com a Microrregião Jaçanã/Tremembé (MRJT) e Organização Social de Saúde da Santa Casa de São Paulo.

Os projetos, já implantados, agregaram para a região do Jaçanã e do Tremembé um melhor conceito de desenvolvimento sustentável e conscientização de como cuidar do meio ambiente. A participação de crianças aumenta o número de cidadãos com pensamento sustentável para um futuro próximo e para as gerações que virão.

Segundo Maria Luisa Brenha Ribeiro, Coordenadora Médica da MRJT, os projetos também visam aumentar as relações e conhecimentos entre a população participante. “Nosso objetivo também é passar conceitos fundamentais, como a cidadania, respeito, paz, qualidade de vida, bem estar e arte”, afirmou Maria Luisa.

Ao todo, mais de 3 mil alunos participam do projeto, sendo matriculados em 02 EMEIs, 04 EMEFs, 04 Escolas Estaduais e 01 CCA.Os alunos colocam a ‘mão na massa’ e aprendem a cuidar do meio, orientadas por uma equipe multidisciplinar liderada pela equipe do PAVS (Programa Ambientes Verdes e Saudáveis).

No piquenique haverá ainda, entre as atividades, massagem/automassagem, confecção de mandalas e exposição de trabalhos. A saída para o Horto Florestal acontecerá às 8h, em frente ao hospital São Luiz Gonzaga.

Sensibilização

O projeto nasceu da constatação sobre a precarização da paisagem urbana no território das Unidades da CRS Norte e da necessidade de sensibilizar a comunidade para ações viáveis, que causem transformação. A escolha do ambiente escolar, que já é local de atuação da atenção primária, proporciona um impacto positivo na íntima relação entre a saúde, o meio ambiente e a educação.

O projeto, conduzido pelo Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), foi implantado em 11 Unidades Básicas de Saúde. Neste ano serão apresentados os resultados que o “Semeando Saúde” obteve em 2014 nas escolas públicas onde foi implantado. A primeira iniciativa surgiu em 2010 com a ideia de confeccionar enfeites de Natal com material reciclável. De lá para cá o programa cresceu e passou adotar outras formas de atuação, implantando os projetos dentro de escolas públicas.

 

collections
Galeria de imagens