Bruxismo requer tratamento específico

Bruxismo do sono e de vigília desgastam dentes e podem afetar qualidade de vida

Por Keyla Santos

Você sabe o que é o bruxismo? Trata-se do movimento de ranger, apertar, comprimir ou encostar os dentes. Muitas vezes ocorre à noite e é conhecido como bruxismo do sono. Enquanto não é diagnosticado, é comum que o indivíduo acorde com sintomas como dor de cabeça, dor no maxilar e incômodos decorrentes desse agravo. Há outro tipo intitulado bruxismo em vigília (acordado). Neste caso, a pessoa aperta ou encosta os dentes por longos períodos enquanto realiza suas atividades ou está tensa.

De acordo com a dentista, assessora técnica da área de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Regina Auxiliadora de Amorim Marques, o bruxismo pode surgir em qualquer idade, tanto no sexo masculino quanto no feminino. “Ocorre em adultos ou crianças, sem que se verifique diferença entre os gêneros”, disse.

Os sintomas podem ser divididos pelo período de duração e intensidade do agravo. Segundo Regina, em curto prazo é possível observar dores na musculatura facial, na região cervical, na articulação têmporo-mandibular (ATM) e dores de cabeça. “Em médio prazo pode ocorrer o desgaste dos dentes, fraturas dentárias, deslocamento do disco articular da ATM e desgaste dessa articulação. Pode ocorrer também perda de inserção óssea periodontal e ligamentar e, consequentemente, perdas dentárias”, explicou a dentista.

Tratamentos

Como não há como prevenir esse agravo, a alívio fica por conta dos tratamentos disponíveis que vão desde o ajuste oclusal, a utilização da placa miorelaxante e a terapia de suporte. “Essas são as terapias mais comuns, mas devem ser associadas a outras terapêuticas conforme cada caso”, finalizou Regina.