PREFEITURA DE SÃO PAULO

Secretaria anuncia construção de UBS Integral em Sapopemba

Serão investidos R$ 3,3 milhões para a construção do prédio. Obra deverá ter início em 15 de janeiro de 2015 com prazo de entrega de dez meses

23/10/2014 19h44

Por Keyla Santos e Rosângela Rosendo

O secretário municipal de Saúde José de Filippi Jr. e o secretário adjunto de Saúde Paulo de Tarso Puccini participaram, nesta quinta-feira (23/10), do ato de anúncio da construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Integral Pro Morar – Teotônio Vilela, em Sapopemba. A região, de grande vulnerabilidade social, abrange média de 22 mil habitantes. Serão investidos R$ 3,3 milhões para a construção do prédio. “Metade desse recurso vem da prefeitura de São Paulo e a outra metade vem do governo federal”, disse Filippi. O processo licitatório será aberto e, a partir de 10 de novembro, será possível conhecer a construtora responsável pela obra, que deverá ter início em 15 de janeiro. O prazo de entrega é de dez meses.

A unidade é uma conquista da população, que há 18 anos luta pela construção de um equipamento de saúde no bairro. “A participação popular é um dos pilares do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso que o SUS avança e funciona melhor. E o grande desafio de fazê-lo funcionar melhor ainda é aperfeiçoando a participação popular”, afirmou o secretário.

O edital de licitação foi publicado em 15 de outubro, no Diário Oficial do Município. A construção da UBS Integral integra o Plano de Metas do Governo 2013-2016, assim como o Plano de Prioridade da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste (CRS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A unidade será construída em um terreno localizado entre as ruas Giovanni Nasco e Daniel da Anunciação, no território da Supervisão Técnica de Saúde de Vila Prudente-Sapopemba.

Além da construção das UBS, dos Hospitais Dia e dos demais equipamentos de saúde pela Prefeitura, há uma preocupação em relação às melhores condições salariais para os profissionais de Saúde. De acordo com Filippi, há avanços significativos para melhorias nas condições de trabalho de todos os profissionais da Saúde, como a realização de concurso público, plano de carreira, cargo e salário. “Um prédio da Saúde é muito importante, mas o mais importante é o que tem dentro dele. Saúde é feita pelos recursos humanos. Saúde é agente comunitário, é enfermeiro, é técnico de enfermagem, é psicólogo, médico, dentista. Temos que nos preparar para ter os melhores recursos humanos”, disse o secretário.



UBS Integral

Trata-se de um novo conceito de atendimento com melhor resolutividade, integração dos serviços de saúde e prontuário eletrônico, que contempla princípios de clínica ampliada, acolhimento, humanização, gestão qualificada do cuidado e atendimento de demanda espontânea, além de apropriação e participação efetiva da comunidade nos espaços dos equipamentos, particularmente em atividades de colegiado e gestão.

A previsão é que a unidade disponha dos serviços com promoção de mobilidade, por exemplo, salas de procedimentos de enfermagem, consultórios médicos, odontologia, setor de observação/medicação na mesma ala e com disposição próxima entre eles. A unidade funcionará com modelo de Estratégia Saúde da Família e a expectativa e que conte com cinco equipes de profissionais para atender aos usuários residentes da região.