Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 7 de Outubro de 2014 | Horário: 17:00

Envelhecimento saudável foi tema da Semana do Idoso

Programação envolveu saraus, oficinas de artesanatos, caminhadas, práticas integrativas, atividades físicas e palestras educativas

Por Tatiana Ferreira

Com a proposta de valorizar os idosos, as comemorações pelo Dia Internacional do Idoso (1º/10) na Coordenadoria Regional de Saúde Sul foram iniciadas na última semana de setembro e prosseguiram na primeira semana de outubro.

Na URSI Cidade Ademar, as atividades tiveram início com um sarau no dia 29 de setembro e foram encerradas no dia 3 de outubro, com uma caminhada seguida de uma aula de Lian Gong.

Na URSI Santo Amaro as comemorações começaram ainda antes. No dia 26 de setembro foi realizada uma roda de conversa com o tema “Meu amigo tem Alzheimer. O que devo fazer?”. O encerramento da programação aconteceu no dia 2 de outubro, com uma confraternização voltada para pacientes com Alzheimer e seus cuidadores.

Em Capela do Socorro, a UBS Três Corações realizou palestras sobre prevenção de quedas e grupo de alongamento com participação de 36 idosos. A UBS Castro Alves ofereceu um encontro recreativo e chá da tarde e a UBS Vila Natal preparou um circuito de brincadeiras chamado "Liberte a criança que existe em você!".

Em Parelheiros, a UBS Barragem aproveitou o Grupo de Idoso, que já se existe na unidade, para realizar no dia 26 de setembro uma palestra sobre ervas medicinais e alongamento. No dia 1º de outubro, na sala de espera da UBS Jardim Iporã, foram feitas orientações sobre Cuidados Paliativos de Queda de Idosos. A UBS Vila Marcelo fechará a programação, em Parelheiros, com o Baile do Idoso que será realizado no dia 17 de outubro.

Em M’Boi Mirim, a semana de 29 de setembro à 3 de outubro foi dedicada a realização de atividades em comemoração ao Envelhecimento Saudável. As Unidades Básicas de Saúde do território realizaram diversas atividades educativas e recreativas com o intuito de promover qualidade de vida. Em geral, foram palestras educativas, práticas corporais, atividades físicas, aferição de peso, pressão arterial e dextro, verificação de acuidade visual e vacinação, entre outros.

Caderneta do idoso

Outras unidades realizaram ainda ações mais pontuais. Na UBS Chácara Santana foi feita uma sensibilização sobre a importância da Caderneta do Idoso. Na UBS Jardim Alfredo foi promovido um passeio no Parque Guarapiranga, incentivando o grupo a praticar exercício físicos e dança circular.

Além de um Baile da Saudade, a UBS Jardim Thomas organizou uma gincana com os idosos que moram no Condomínio M’Boi Mirim. A UBS Santo Antônio promoveu uma atividade que foi intitulada como os oito remédios naturais: Fé, Água, Alimentação Saudável, Equilíbrio, Luz Solar, Ar Puro, Repouso e Exercício Físico. Já a UBS Santa Margarida realizou uma palestra sobre "Saúde Bucal e Cuidado com as Próteses” e organizou um Baile de Máscaras em Comemoração aos 10 anos de Grupo.

A UBS Integral Vera Cruz realizou, no dia 30 de setembro, um encontro com o “Grupo de Caminhada Passo a Passo”, no CEU Vila do Sol. Foram reunidas 23 pessoas (com participação de duas crianças) em uma caminhada e outros exercícios físicos monitorados pelo educador físico Genivaldo Rodrigues.

Após a atividade, o grupo se reuniu na Academia de Saúde da unidade e realizou um piquenique. O dia 3 de outubro foi o “Dia do Belo”. Foi organizado, com auxílio dos acompanhantes de idosos da unidade e com a assistente social Sandra Lia, um “Dia da Beleza”. Os idosos puderam ter cuidados de beleza como a realização de escova, esmaltação de unhas e corte de barba e cabelos.

O grupo, de 22 idosos, também pode receber orientação a respeito da saúde bucal com a cirurgiã dentista Mariana Takahashi. Ela orientou sobre a importância dos cuidados com as próteses dentárias e sobre a importância da higiene bucal envolvendo os idosos em uma dinâmica agradável e de fácil entendimento. Foram oferecidos kits para auxiliar essa prática com solução de hipoclorito, escova e creme dental. Após receberem as orientações sobre saúde bucal, o grupo de idosos participou de uma “Vivência de ikebana”, oferecida pela enfermeira Larissa Santos e pela voluntária Sônia Martins, onde aprenderam a confecção de min arranjos florais.

Dança circular

Já o CAPS II Adulto usou os grupos que já acontecem na unidade para abordar a temática do envelhecimento. Além de dança circular e oficina criativa foram feitas orientações sobre o Estatuto do Idoso e autocuidado na terceira idade.

O Hora Certa M’Boi Mirim I organizou palestras educativas sobre a violência contra o idoso.

Já o CER IV M’Boi Mirim promoveu um Baile da Melhor Idade, Desfile da Melhor Idade, Oficina de Beleza, práticas corporais e palestras sobre prevenção de queda e alimentação saudável e Estatuto do Idoso.

As AMAs não ficaram de fora. Na AMA Jardim Alfredo foi feita sensibilização relacionada à prevenção de quedas e acidentes. Na AMA Jardim Capela ocorreu uma sensibilização, orientação e palestra na recepção e durante Avaliação de Risco à respeito de quedas, violência e envelhecimento saudável.

Na unidade do Jardim Ângela ocorreram palestras na sala de espera. Tema: violência e direitos dos idosos. No Figueira Grande houve palestras na recepção sobre direito do idoso, violência e quedas. Na AMA Parque Novo Santo Amaro aconteceram palestras sobre Direitos dos Idosos e um café da manhã coletivo para o grupo da caminhada e idosos convidados.

Na AMA Parque Santo Antonio ocorreram práticas corporais e exibição de filme na recepção da AMA com o tema “Prevenção de Queda no Idoso”. Nas AMAs do Jardim São Luis foram promovidas palestras em grupo/individual sobre violência contra a pessoa idosa, direitos e Estatuto do Idoso.

 

collections
Galeria de imagens