Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Segunda-feira, 6 de Outubro de 2014 | Horário: 17:01

Público que participa de rolezinho é alvo de ação comunitária no Campo Limpo

Objetivo de ação no Parque Santo Dias foi conscientizar adolescentes

Por Bruna Zanlorenzi

Conhecidos como “rolezinhos”, os encontros marcados pela internet por adolescentes ocorrem em várias regiões do país. Nos últimos meses, todas as sextas-feiras, o Parque Santo Dias, na zona sul da capital, chega a receber até 2 mil jovens. Acompanhando de perto o fenômeno, os profissionais do Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco) Santo Dias tem tentando realizar algumas ações com o grupo. O caso, por exemplo, foi apresentado pela equipe da Unidade no Fórum Intersetorial da região e resultou em uma parceria com a equipe de Saúde da Família da UBS Comercial.

Em conjunto, as duas unidades de saúde traçaram uma estratégia de abordagem junto a este público. Ela resultou na ação comunitária “Pro Mova Capão”, realizada no último dia 26 de setembro. Vários serviços como a Saúde, Cultura, Educação, Ongs e Associações divulgaram e ofereceram opções para os jovens presentes no parque.

Na ocasião, foi feita também a distribuição gratuita de preservativos e de flyers, produzidos pela Unasp, contendo informações sobre as instituições da região que oferecem cursos gratuitos e de baixo custo voltados ao público jovem. Os cursos divulgados no material vão desde aulas de teatro, idiomas, música, dança, computação e cursos profissionalizantes, entre outras muitas opções.

Valéria Serra, Coordenadora do Cecco Santo Dias, relata o objetivo do trabalho. “Estamos aproveitando o fenômeno do “rolezinho” para oferecer algo para os jovens nos espaços onde eles ficam e frequentam”, finaliza.

 

collections
Galeria de imagens