Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 3 de Outubro de 2014 | Horário: 15:16

UBS Vila Nivi atrai mais homens para consultas e exames médicos

Munícipes são procurados em casa ou no trabalho. Frequência de homens na Unidade aumentou

Profissionais da saúde da UBS Vila Nivi decidiram procurar os munícipes em suas casas e trabalho

Por Gleison Rocha

Homens, em geral, mesmo sabendo da importância da prevenção quando o assunto é saúde, resistem em procurar um médico e realizar exames de rotina. Para a grande maioria, trata-se de demonstração de fraqueza e pouca masculinidade. Este comportamento termina mal. Para mudar essa situação, a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), por meio da UBS Vila Nivi (Praça Campinópolis, 125, Vila Nivi), decidiu procurar os munícipes em suas casas e trabalho. A iniciativa deu resultado: em 2013 foram abordados 100 homens e 60 passaram em consulta. Este ano, o número subiu para 198 abordados e 45 consultas realizadas.

O primeiro contato é o que faz a diferença, conta a enfermeira Simone de Araújo Oliveira Souza, da UBS Vila Nivi. Os usuários estão sendo recebidos e atendidos com maior atenção, sempre com horário marcado (das 8h às 17h). Eles passam por aferição da pressão arterial (PA), coleta de material para exames laboratoriais (hemograma, colesterol, PSA, sorologia e outros), e por análise da carteirinha de vacinação, além da orientação à saúde.

Com este projeto, a UBS - primeiro ponto de referência à saúde -, espera acolher, orientar e sensibilizar os homens a partir de palestras, distribuição de preservativos, informação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e muita conversa. Pacientes com alterações nos exames são encaminhados para conduta médica. Quando o resultado é normal, recebem orientações gerais da enfermeira. Se o paciente precisar de um especialista para dar continuidade ao tratamento, é encaminhado para um equipamento de saúde.

“O homem tem propensão a desenvolver mais doenças pelo simples fato de não se cuidar”, diz a médica generalista Emanuelle Damaris Santos Araújo. “É por isso que a proposta de acolhimento do projeto é importante e eficaz”, explica. Um dos pacientes, o trabalhador autônomo Serafim da Gama, de 65 anos, foi um dos acolhidos. Ele está realizando exames de rotina todo ano. Sente-se mais tranquilo em relação a sua saúde. “É importante ter alguém para cuidar da gente, essas meninas são maravilhosas”, elogia.

collections
Galeria de imagens