Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 3 de Outubro de 2014 | Horário: 14:42

Cia de Dança Sansacroma apresenta documentário gravado no CAPS Adulto II Jardim Lídia

Pacientes da unidade foram personagens do filme

Atividade aberta na Praça Floriano por ocasião da feira de economia solidária do Dia das Mães

 

Por Bruna Zanlorenzi

Os usuários do CAPS Adulto II Jardim Lídia puderam vivenciar, no dia 22 de setembro, uma experiência única: assistir em primeira mão ao documentário produzido pela Cia de Dança Sansacroma junto aos usuários do CAPS nas oficinas de teatro da unidade.

Ao longo do primeiro semestre deste ano, os integrantes do grupo de dança passaram a conviver, todas as segundas-feiras, com os usuários que participam do grupo de teatro do CAPS Adulto II Jardim Lídia, localizado no bairro de Capão Redondo, no território da Supervisão Técnica de Saúde de Campo Limpo.

Nesses encontros, os usuários do CAPS falaram sobre suas angústias e transformaram suas ansiedades em coreografias que eles mesmos inventavam. Todos os encontros foram gravados. Além das cenas realizadas dentro do CAPS, foram feitas imagens dos usuários em seus territórios de moradia e outros espaços coletivos.

Ciça Coutinho, pedagoga e arte educadora da Cia Sansacroma, conta seu ponto de vista sobre a experiência. “Foi uma experiência muito rica, uma troca muito boa. Nós viemos ensiná-los, mas nós que aprendemos. Não vejo a hora de voltar”, disse.

Quem também viveu momentos de ansiedade foram os pacientes do CAPS. Quando um usuário do serviço aparecia na tela, era uma explosão de alegria. Ao final, os personagens fizeram questão de agradecer a Companhia pela oportunidade.

O trabalho foi realizado pela Cia Sansacroma em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e dividido em três etapas: Estudos Teóricos sobre os temas: História e Sociologia da Loucura, Psicopatologias, Luta Antimanicomial, Biografia de Nise da Silveira; Vivências práticas realizadas junto aos pacientes do CAPS; Gravação e Lançamento de cinco edições do Programa Retratos.

Histórico da Cia Sansacroma

A Cia Sansacroma é um grupo paulistano de dança contemporânea. Foi criado em 2002, pela atriz, dançarina e coreógrafa Gal Martins. Tem como objetivo fomentar temas pertinentes à sociedade; mediadas principalmente, por questões que afetam a todos diretamente, seja na rua, nos conceitos, nas relações pessoais, na mídia e na própria arte.

Atua diretamente na região do extremo sul da cidade de São Paulo. Propõe a descentralização e difusão da produção da dança contemporânea na cidade. Sua sede, o Ninho Sansacroma, oferece para a região uma programação de espetáculos de diversas companhias buscando esse elo entre a produção central e a local.

Serviço
CAPS Adulto II Jardim Lídia

Endereço: Rua Gutemberg Jose Ferreira, 50 – Capão Redondo.

 

collections
Galeria de imagens