Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 3 de Outubro de 2014 | Horário: 13:45

Laboratório de Informática da ETSUS Sul completa um mês

Curso inaugural foi sobre o aplicativo “Perfil Dinâmico da Situação de Saúde em São Paulo”

Laboratório conta com 16 equipamentos conectados à internetO laboratório conta com 16 computadores e está equipado com lousa e retroprojetor para apresentação de trabalhos variados

Por Tatiana Ferreira

A Escola Municipal de Saúde Regional Sul (ETSUS Sul) conta, desde o dia 26 de agosto, com uma nova ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem: um laboratório de informática.

Com capacidade para 16 computadores - atualmente com 11 computadores e cinco notebooks conectados a rede e com acesso a internet -, a sala está equipada com lousa e retroprojetor para apresentação de variados tipos de trabalhos. Conta ainda com um estagiário de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Célia Terezinha Bernardes da Costa, coordenadora da ETSUS Sul, explica que a conquista do laboratório gerou muitos benefícios para os alunos. “Este laboratório desempenha um papel importante, porque amplia o acesso às pesquisas e poderemos desenvolver um trabalho de inclusão digital. Agradecemos o esforço da Coordenadoria e podem ter certeza que será muito utilizado por todos”, afirmou.

A Coordenadora Regional de Saúde Sul, Tania Zogbi Sahyoun, ressalta que o espaço é de todos e deve ser bem utilizado. “Que este laboratório imprima mais dinamismo para as ações propostas pela nossa ETSUS permitindo, assim, que possamos trazer mais atividades para cá e possamos abrir novos cursos”, disse.

Novidades

Os cinco notebooks serão substituídos por novos computadores cedidos pela Escola Municipal. Além disto, em breve deverá ser contratado um estagiário de Ciências da Computação, para completar o quadro de funcionários necessários para o suporte.

Capacitações

Na inauguração do novo espaço, a escola promoveu o treinamento sobre o aplicativo “Perfil Dinâmico da Situação de Saúde em São Paulo”. Lançado em junho deste ano, ele conta com atualização periódica voltada para elaboração da análise da situação de saúde da população, da estrutura, organização e atuação dos serviços de saúde em análises espaciais e temporais nos diversos níveis da SMS-SP.

Mais do que uma apresentação do aplicativo, foi possível na capacitação apresentar as possibilidades de uso e de análise dos mais de 300 indicadores da saúde que estão à disposição dos gestores.

Além do curso sobre o Perfil Dinâmico, o laboratório da ETSUS Sul também realizou um encontro com os multiplicadores do sistema OUVIDOR SUS. O objetivo é rever alguns conceitos que foram discutidos no curso de capacitação realizado anteriormente. Sediou também uma aula prática para os alunos do curso “Saúde da Pessoa Idosa”.

 

collections
Galeria de imagens