Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quinta-feira, 2 de Outubro de 2014 | Horário: 15:06

Suvis de M’Boi Mirim é premiada no 5º Fórum Municipal de Hanseníase

Premiação foi reconhecimento pelo desempenho de atividades de controle da doença

5º Fórum Municipal de Hanseníase lotou o auditório do Hospital Santa Catarina nessa terça-feira (30/9)

Por Mayara Carlis

Com a presença de 250 pessoas, ocorreu nesta terça--feira (30/9), no auditório do Hospital Santa Catarina, o 5º Fórum da Hanseníase do Município de São Paulo. A SUVIS de M’Boi Mirim (zona Sul) foi premiada por seu trabalho. Também foi apresentada a situação epidemiológica da doença na cidade.

O prêmio recebido pela SUVIS M’Boi Mirim relaciona-se com o patamar de 100% de UBSs do seu território treinadas e com maior número de profissionais treinados por unidade.

Na categoria de UBSs que se destacaram nas ações de controle da hanseníase, as ganhadoras da região sul foram UBS Vila Prel (STS Campo Limpo), UBS Jardim República (STS Capela do Socorro), UBS Chácara Santa Maria (STS M’Boi Mirim), UBS Jardim Santa Fé (Parelheiros) e UBS Jardim São Carlos (STS Santo Amaro/Cidade Ademar).

Durante o Fórum foi apresentada a situação epidemiológica da doença na cidade. Rosa Maria Dias Nakazaki, gerente do Centro de Controle de Doenças (COVISA), apresentou gráficos mostrando a evolução da descoberta e cura da doença. Eles são baseados nas metas pactuadas e metas atingidas por região e abordou ainda o índice de preparação dos serviços na busca ativa de pacientes. A zona sul da cidade, por exemplo, atingiu cerca de 90% de taxa de cura.

Carlos Tadeu Maraston Ferreira, Coordenador do Programa Municipal de Controle da Hanseníase (COVISA), falou sobre a Linha de Cuidado, dando ênfase ao encaminhamento da doença. Ele frisou que o usuário só é encaminhado à unidade de referência após ter passado por uma UBS.

Nivaldo Carneiro, professor da Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, abordou as determinantes sociais e vulnerabilidade na doença. Ele apresentou as principais diferenças dos conceitos e frisou a necessidade de uma maior atuação conjunta e integrada de várias políticas públicas e sociais.

Campanha

Teve início na quarta-feira (1º/10) a campanha educativa e de busca ativa que envolve todas as Unidades de Saúde, com o objetivo de aumentar o diagnóstico da Hanseníase. Com o slogan “Que mancha é essa?”, a proposta da campanha é fazer com que os usuários sejam informados sobre a doença por meio de palestras educativas na própria UBS e sejam avaliados, quando apresentarem manchas, pelos profissionais treinados, possibilitando o diagnóstico precoce.

 

collections
Galeria de imagens