Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quarta-feira, 1 de Outubro de 2014 | Horário: 11:41

Mês do Servidor terá programação especial na Coordenadoria Sul

Palestras, oficina e massagens serão oferecidas aos profissionais da saúde

Por Mayara Carlis e Tatiana Ferreira


Em 28 de outubro se comemora o Dia do Servidor Público. Como forma de homenagear os funcionários, a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) irá promover, durante todo mês, várias especiais como oficinas, palestras e massagens, entre outras.

Nesta sexta-feira (3/10), Cassia Giglio, fisioterapeuta que atua no CER (Centro Especializado em Reabilitação) Santo Amaro, irá ministrar no auditório da Coordenadoria uma oficina sobre “Adequações Posturais”. Horários: 9h, 10h30, 13h e 14h30. Serão oferecidas 40 vagas, divididas em quatro grupos de 10 pessoas.

A palestra do Espalhando Qualidade de Vida, que aconteceria no dia 16 de outubro, foi cancelada em virtude da nova programação.

Nos dias 23, 24 e 29 de outubro, o massagista Jeferson Bento, que atua na SUVIS Regional, irá realizar sessões de Quick Massage.

Para participar das atividades é necessário fazer agendamento prévio no Setor Administrativo. A participação dos servidores deverá ser autorizada pela chefia imediata do setor antes da inscrição.

No dia 30, das 9h às 12h, haverá palestra sobre “Estilo de Vida Saudável”, ministrada pela professora Patrícia Ramos Branco, psicóloga mestranda em Promoção de Saúde pela Unasp e assessora técnica do PSF da Unasp. A atividade será certificada em um ponto para o Programa de Promoção de Cargos e Carreiras.

No mesmo dia 30, das 13h30 às 16h, será a vez da palestra sobre “Eneagrama”, ministrada pela Dra. Sônia Araújo, psicóloga e educadora em Saúde Pública – UAC.

As duas palestras acontecerão no auditório da CRS Sul. Serão 50 vagas preenchidas conforme ordem de chegada.

Aprendendo a controlar o estresse

No último dia 24, a CRS Sul promoveu a palestra: “Aprendendo a controlar o estresse”, ministrada pelo professor Sérgio Paulo Jozely de Souza, coordenador das Rotações Clínicas e Estágios da Universidade Anhembi Morumbi.

Mais de 50 pessoas participaram da atividade. Souza explicou a existência de dois tipos de estresse: o estresse bom, motivado pela necessidade de produzir resultados e o estresse ruim – também chamado de autodestrutivo uma vez que desmotiva.

O professor falou sobre a necessidade de enxergar como cada um dos dois tipos de estresses afeta a vida cotidiana de cada pessoa. “Você nasceu estressado e vai morrer estressado, mas estresse é diferente de estar fora de controle”, esclareceu.

Usando situações do dia-a-dia, como o trânsito, vivências de família e situações de trabalho, Souza exemplificou o fator do estresse em cada uma delas. Ele alertou também sobre a diferença entre Programação e Preocupação, dando exemplos de situações onde perdemos muito tempo nos preocupando com determinada tarefa, mas nos esquecemos de nos programar para realizá-la, causando uma situação de estresse desnecessária.

No final da palestra, o profissional propôs uma sessão de alongamento seguida de dinâmica de relaxamento.

Hepatite foi tema do Espalhando Qualidade de Vida

No dia 16, das 9h às 12h, a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) promoveu, dentro do Programa Espalhando Qualidade de Vida, a palestra sobre a Hepatite ministrada pela médica Maria Eunice Rabello Pinha, que atua na área de Hepatite da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA).

O Espalhando Qualidade de Vida é um programa desenvolvido pelo setor de recursos humanos da Coordenadoria Regional de Saúde Sul que visa melhorar a qualidade de vida dos profissionais e suas carreiras profissionais na Prefeitura de São Paulo. Ele acontece ao longo do ano. No total, são 10 encontros e o profissional que obtiver frequência superior a 80% das aulas ganha certificado validado em quatro pontos para a Promoção de Cargos e Carreiras.

collections
Galeria de imagens