Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 30 de Setembro de 2014 | Horário: 16:47

UBS da região Norte mostra poder das ervas medicinais

Curso aberto à comunidade ensina benefícios das ervas e utilidade de horta

 Por Lígia Aparecida de Souza

O homem sempre utilizou ervas medicinais por seus benefícios à saúde. Na Unidade Básica de Saúde Básica (UBS) Lauzane Paulista, o potencial desses vegetais deu origem ao Projeto “Ervas Medicinais”. Ele conta com 20 espécies de ervas em plena produção e visa divulgar o cultivo e benefícios das ervas medicinais. Para tanto, a Unidade está promove cursos abertos à comunidade. O próximo ocorrerá em 20 de outubro.

O Projeto “Ervas Medicinais”, é uma iniciativa da Coordenadoria Regional de Saúde Norte e liderado pelo Programa Ambiente Verdes e Saudáveis (PAVS) em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e ESF. A atividade consiste em capacitar profissionais sobre essa temática e disseminar os conhecimentos para 32 UBS da Zona Norte. A capacitação inclui o plantio de mudas em cada uma das Unidades.

Na UBS Lauzane Paulista, o objetivo principal é a aproximação dos moradores da região com plantas e a sua manipulação adequada. Isso se dá por meio de oficinas dinâmicas. Nelas, são discutidas as características dos vegetais utilizados na alimentação, com o esclarecimento de dúvidas e cuidados que devem ser tomados. No encerramento da atividade os participantes são convidados a degustar um chá aromático.

Vida saudável

Fernanda da Silva Frade, agente de Promoção Ambiental, frisa o prazer em mostrar para às pessoas de uma comunidade que um terreno abandonado pode ser transformado em horta. “Em seguida, informamos sobre os benefícios das ervas medicinais”, afirma. Já Fernanda Palma, gestora do PAVS pela Coordenadoria Norte, conta que, além de ser um espaço de integração entre usuários e servidores da Unidade, “o projeto também informa sobre os cuidados na administração das ervas medicinais”.

Dafini Paiva Gomes, nutricionista do grupo, destaca que o uso dessas ervas “contribui para a prevenção de doenças e estimula o hábito de uma alimentação saudável, substituindo temperos industrializados por ervas aromáticas”. A Agente Comunitária de Saúde Thais Danielly Santos Pereira, que faz parte do grupo há três anos, diz que, além das orientações recebidas, também colabora com o plantio das ervas e manutenção da horta.

A usuária Susete Assis Antunes, conta que após o conhecimento dos benefícios das ervas medicinais, montou a sua própria horta e assegura que o uso das ervas na sua alimentação é constante.

collections
Galeria de imagens