Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quinta-feira, 25 de Setembro de 2014 | Horário: 17:07

Saúde lança linha de Cuidado de Sobrepeso e da Obesidade

‘Saúde Muito Além da Mesa’ beneficiará os pacientes do SUS com prevenção, promoção da saúde, estímulo à alimentação saudável e exercícios físicos

'Com esse lançamento, espero que as pessoas possam entender que cuidar da alimentação é a melhor forma de cuidar da saúde', disse Filippi Jr.

Por Keyla Santos
Fotos Edson Hatakeyama

Ocorreu nesta quinta-feira (25/9), no auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a cerimônia de lançamento do “Saúde Muito Além da Mesa – Qualidade de Vida é a Melhor Dieta”, linha de Cuidado de Sobrepeso e da Obesidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Com esse lançamento, espero que as pessoas possam entender que cuidar da alimentação é a melhor forma de cuidar da saúde. As pessoas precisam se alimentar bem para ter qualidade de vida e, assim, poderem usufruir do prazer da boa alimentação e dos momentos posteriores. Por meio da conscientização, é possível evitar o comprometimento da saúde com doenças como diabetes, hipertensão e indisposição física”, disse o secretário municipal de Saúde, José de Filippi Jr.

De acordo com Iara Alves de Camargo, coordenadora das Redes de Atenção à Saúde e Áreas Temáticas (Coras), o “Saúde Muito Além da Mesa” já está na rede municipal de saúde há algum tempo. “Agora, ele entra de uma forma mais organizada, mais estruturada, articulando em rede todas as nossas unidades, tanto as ambulatoriais, como as unidades básicas de saúde (UBS), as unidades especializadas e também os hospitais próprios municipais e os conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.

Ao aprovar essa linha de cuidado, a SMS passa a investir mais na melhoria da qualidade de vida da população. “Vamos dar um enfoque muito maior nas ações de prevenção que já são desenvolvidas há muito tempo, nas ações de promoção da saúde e - agora de uma forma bem articulada - nas ações secundárias e até nas ações para as pessoas que precisam de cirurgia devido ao grande volume de massa corpórea adquirida”, acrescentou Iara.

Para o gastroenterologista e Assessor Técnico da SMS Paulo Kron Psanquevich, as pessoas precisam se conscientizar, porque a obesidade se tornou uma das doenças mais importantes do mundo. A obesidade está relacionada a mais de 30 doenças como câncer, infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

“É importante que a gente previna a obesidade. E a Prefeitura de São Paulo, ao ter essa iniciativa, faz uma apologia aos melhores hábitos nutricionais e à prática de atividade física. As ciclovias que estão sendo inauguradas na cidade são importantes também, porque a pessoa tem a possibilidade de começar uma atividade leve, que é o ideal para começar a perder peso, aliada a hábitos nutricionais saudáveis”, comentou Psanquevich.

Na ocasião, os coordenadores apresentaram as ações realizadas nas Coordenadorias Regionais de Saúde no que se refere à atenção ao sobrepeso e à obesidade. Cada coordenador destacou as experiências exitosas e compartilhou o conhecimento adquirido ao longo do tempo.

Parceria

O superintendente executivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Paulo Vasconcellos Bastian, parabenizou a iniciativa da SMS em realizar o lançamento do programa. “Sabemos que os obesos têm preocupado o mundo, preocupado os países e os estados, e preocupa a gente em casa também. Dado da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que entre 12% e 14% de pessoas no mundo são obesos, e a tendência é (este índice) crescer se a gente não cuidar disso”, afirmou Bastian.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz implementou este ano o Centro de Obesidade e de Diabetes, onde já são realizadas de 15 a 20 cirurgias por mês em pacientes com obesidade mórbida. O hospital também é parceiro do Ministério da Saúde (MS). “No projeto de assistência, temos uma parceira com a SMS, onde vamos desenvolver, aproximadamente, 90 cirurgias bariátricas de pacientes que fizeram o tratamento clínico preconizado e não tiveram sucesso”, acrescentou o superintendente executivo.

Linha de Cuidado de Sobrepeso e da Obesidade

A linha de cuidados articula as ações existentes na Secretaria e foca a adoção de hábitos saudáveis, especialmente no que diz respeito à alimentação e à prática de atividade física. A porta de entrada para o tratamento do sobrepeso e da obesidade é a Atenção Básica. No primeiro momento, o paciente passa por uma avaliação com a equipe multiprofissional, onde pode ser diagnosticado seu estado nutricional e a condição de saúde. A partir daí é estabelecido o plano terapêutico individual e as metas a serem alcançadas.

Os cuidados são divididos em três fases. A primeira é a consulta com um nutricionista. Ele iniciará o processo de reeducação alimentar e indicará a participação em grupo de apoio psicológico e a prática de atividades físicas. A segunda fase é destinada às pessoas que não conseguem o emagrecimento na primeira etapa. Elas são encaminhadas para o endocrinologista. Este fará uma avaliação, identificará as doenças que acompanham a obesidade - como diabetes, hipertensão, colesterol elevado e problemas de articulação -, e indicará um tratamento medicamentoso. A terceira fase é a cirurgia bariátrica, indicada para os graus de obesidade mais graves e que já está disponível na rede municipal de saúde.

 

 

collections
Galeria de imagens