Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Segunda-feira, 22 de Setembro de 2014 | Horário: 17:21

Secretaria lança ‘Saúde Muito Além da Mesa’

Programa visa desenvolver olhar mais ampliado sobre a questão da obesidade no município de São Paulo

Por Keyla Santos

Cuidar da saúde dos munícipes é um dever do poder público. Tratar a obesidade e o sobrepeso é necessário, a fim de evitar o desencadeamento de outras doenças como diabetes mellitus, hipertensão e colesterol ruim. Para isso, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apresenta nesta quinta-feira (25), no auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a Linha de Cuidado do Sobrepeso e da Obesidade, intitulado “Saúde Muito Além da Mesa – Qualidade de Vida é a Melhor Dieta”.

Segundo a nutricionista da Coordenação de Atenção Básica da SMS, Rita Helena Bueno Pinheiro, este projeto segue uma portaria do Ministério da Saúde (MS). “A ideia é ter um olhar mais ampliado para a questão da obesidade. Trata-se de uma doença multifatorial, porque não é apenas o excesso de alimentos que acarreta esse mal”, disse.

Rita explica que o desenvolvimento da obesidade pode estar relacionado a outros fatores. Entre eles, questões culturais e ambientais, genéticas, falta de acesso à alimentação saudável. “Quando falamos ‘Muito Além da Mesa’ queremos extrapolar as barreiras que indicam apenas que as pessoas que têm sobrepeso e obesidade se alimentam de forma inadequada. Talvez tenhamos que desconstruir a ideia de que se trata a obesidade só na saúde. Nosso trabalho será de prevenção, comoção e cuidado”, explicou a nutricionista.

O programa é integrado e envolve várias áreas. O foco é oferecer a oportunidade para as pessoas praticarem atividades físicas, se movimentarem dentro da cidade. “Na questão da atenção primária à saúde, na Atenção Básica que é a porta de entrada para soluções de saúde para a população, a nossa meta é fazer, junto com outras áreas, o enfrentamento da obesidade no município”, acrescentou Rita.

Segundo ela, muitas ações já vêm sendo desenvolvidas na cidade. “Nesta oportunidade do lançamento, vamos apresentar os resultados das regiões, os projetos desenvolvidos nas unidades básicas e que conseguiram ter êxito com a prática de alimentação saudável, com educação alimentar e nutricional. Vamos alinhar e fortificar o que já está acontecendo”.

Sobrepeso e obesidade em São Paulo

Em São Paulo, os índices de sobrepeso e obesidade vêm apresentando crescimento e seguem a tendência nacional. De acordo com Inquérito Domiciliar de Saúde (ISA – Capital 2008), realizado no município de São Paulo, o sobrepeso atinge 26,2% dos homens entre 20 e 29 anos; 44,7% entre 30 e 49 anos; e 47,5% com 50 a 59 anos. Já no caso das mulheres, o sobrepeso está presente em 18,9% da população feminina com idade entre 20 e 29 anos; 33,4% para faixa etária de 30 a 49 anos; e 36,3% dos 50 aos 59 anos.

A pesquisa aponta que os maiores índices de obesidade estão na população a partir dos 50 até os 59 anos. Neste caso, 18,1% dos homens e 22,5% das mulheres estão obesos. As crianças também integram esses grupos e já é possível observar sobrepeso em 28,2% e obesidade em 14,3% da população com oito anos ou menos. Nos pequenos com mais de oito anos, 36,2% têm sobrepeso e 12,8% têm obesidade.

 

collections
Galeria de imagens