Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Segunda-feira, 22 de Setembro de 2014 | Horário: 16:48

Região Norte tem brincadeiras e orientações no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Pacientes receberam acolhimento, participaram de atividades e receberam informações sobre seus direitos

Com atividades lúdicas e descontraídas, o evento foi marcado pela animação dos profissionais e dos pacientes

Por Anna Carolina Alves

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), por meio do Ambulatório de Especialidades Tucuruvi promoveu, no último dia 19, um evento para homenagear o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que aconteceu no dia 21 (domingo). O evento contou com profissionais de saúde, assistentes sociais e pacientes com deficiência física e intelectual. Com atividades lúdicas e descontraídas, o evento foi marcado pela animação dos profissionais e dos pacientes.

Além das brincadeiras, o dia serviu de momento para refletir e buscar novos caminhos, além de ser uma forma de divulgar as lutas por inclusão social. Segundo a assistente social responsável pelo evento, Paulina Paes de Melo, a orientação é fundamental: “Nós passamos pelos corredores, pois muita gente ainda não sabe dos direitos dos deficientes”. As informações procuram ser transmitidas de forma abrangente. “Orientamos todos os funcionários para que o paciente seja tratado o melhor possível, porque nós não vivemos as dificuldades que essas pessoas têm para chegar até a unidade”, afirma Paulina

Segundo a Constituição Federal de 1988, é dever dos profissionais da saúde acolher, dar suporte às famílias e estimular o vínculo e potencial do deficiente, por mais grave que seja a sua condição. José Paulo das Virgens, deficiente físico há 3 anos, aprova o evento: “É muito bom e extremamente importante. É uma ótima maneira das pessoas, deficiente ou não, conhecerem os direitos e passarem a ter uma nova visão do deficiente físico ou mental”, afirma José Paulo.

collections
Galeria de imagens