Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 19 de Setembro de 2014 | Horário: 16:53

Sal de ervas é opção de tempero saudável

Preparado com alecrim, manjericão, orégano e sal marinho, tempero pode ser utilizado até por quem sofre de pressão alta

Grupo Roda de Chá da UBS Jordanópolis falou sobre os benefícios do sal de ervas

Texto e foto: Bruna Zanlorenzi


A edição de setembro do projeto “Chá de Quintal”, da UBS Jordanopólis, realizada no último di 10, abordou o uso do sal de ervas na alimentação. A UBS localiza-se na Supervisão Técnica de Capela do Socorro, na Zona Sul.

Segundo a nutricionista da unidade, Larissa Veruska de Souza, “a baixa concentração de sódio e o uso de ervas aromáticas e medicinais, tornam o sal de ervas muito saudável, podendo ser usado por todos, inclusive para quem sofre de pressão alta”.

Além disto, a mistura de alecrim, manjericão, orégano e sal marinho, tornam o sal de ervas mais saboroso e saudável que o sal comum, já que uma dieta rica em sódio pode trazer várias consequências negativas para a saúde. Algumas delas são é o aumento da pressão arterial, aumento do risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC) e, em alguns casos, compromete a função renal.

Porém, o uso de plantas medicinas, se feito corretamente, gera benefícios para o organismo. No caso dos ingredientes que compõem o sal de ervas, como o alecrim que é estimulante, favorece a memória, o coração, os nervos, combate o estresse e a ansiedade.

O manjericão possui flavonoides, que protegem as estruturas celulares contra os efeitos radicais livres. Ele também é anti-inflamatório, estimulante digestivo, calmante, previne problemas digestivos e infecções no intestino. O orégano, por sua vez, tem alta atividade antioxidante porque contém ácido fenólico e flavonoides, além de propriedades antimicrobianas, o que faz com que seja bom para ajudar a preservar os alimentos.

Larissa ressalta a importância do grupo. “Promovemos mais qualidade de vida para os usuários da unidade, além de orientar e estimular o uso e o cultivo de plantas medicinais para conhecimento de suas propriedades medicinais e o estímulo à mudança de hábito e ações de promoção à saúde”, explicou.

Maria das Graças Lima Meireles, frequentadora dos encontros, concorda com Larissa. “O grupo está melhorando cada vez mais. Eles sempre ensinam coisas interessantes, saudáveis e gostosas. Além de ser muito divertido”.

Próximo encontro

Uma vez por mês, durante uma hora, a UBS Jordanopólis promove a roda de chá. Ela reúne uma equipe multiprofissional que se reveza na tarefa de prestar orientações educativas à população sobre o uso correto de plantas medicinais. O grupo é focado na saúde do idoso, mas é aberto a todos. Em outubro, o projeto completa um ano de atividade.

Como fazer o sal de ervas?

Ingredientes:
20 gramas de alecrim desidratado
20 gramas de manjericão
20 gramas de orégano
20 gramas de sal marinho

Preparo:
Coloque os ingredientes no liquidificador e bata. Depois guarde em uma embalagem de vidro com tampa.

Serviço:
UBS Jordanopólis

Rua Contos Amazônicos, 1 – Jardim Presidente – Capela do Socorro.

collections
Galeria de imagens