Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quinta-feira, 18 de Setembro de 2014 | Horário: 17:29

Usuários do CAPS Adulto II Jardim Lídia são personagens de vídeo-documentário

Obra é parceria da CIA Sansacromo com Secretaria de Cultura

Atividade aberta na Praça Floriano por ocasião da feira de Economia Solidária do Dia das Mães

Por Bruna Zanlorenzi

A próxima segunda–feira (22/9) promete ser inesquecível para os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto II Jardim Lídia. É que às 14h, a CIA Sansacroma irá apresentar pela primeira vez o vídeo produzido junto aos usuários, nas oficinas de teatro e dança da unidade. Algumas cenas foram realizadas dentro do CAPS. Outras, nos territórios de moradia dos usuários e outros espaços coletivos. O CAPS é localizado no bairro de Capão Redondo, no território da Supervisão Técnica de Saúde de Campo Limpo.

O trabalho é fruto da parceria entre a CIA Sansacroma e a Secretaria Municipal de Cultura. Foi dividido em três etapas: Estudos Teóricos sobre os temas: História e Sociologia da Loucura, Psicopatologias, Luta Antimanicomial, Biografia de Nise da Silveira; Vivências práticas realizadas junto aos pacientes do CAPS; Gravação e Lançamento de cinco edições do Programa Retratos.

No que compete ao CAPS, durante dois meses foram realizados ateliês coreográficos. Eles contaram com a participação dos pacientes e também bate-papos e vivência juntos aos profissionais da instituição. Segundo a gerente da unidade, Maria de Lourdes Rabelo Pequeno – mais conhecida por Lourdinha -, este foi um processo muito rico.

“A vinda da CIA Sansacroma foi para nós um sopro de energia, de trocas generosas entre os usuários, atores, dançarinos e profissionais da saúde. Algumas filmagens com usuários e profissionais, por exemplo, aconteceram na praia de Santos. Muitos de nossos usuários nunca tinham visto o mar. Foi através desta parceria que conseguimos ônibus para realizar este desejo antigo dos nossos usuários e profissionais. Estamos ansiosos para ver o resultado do vídeo”, afirmou.

Grupo explora temas cotidianos

A Cia Sansacroma é um grupo paulistano de dança contemporânea. Foi criado em 2002, pela atriz, dançarina e coreógrafa Gal Martins. Tem como objetivo fomentar temas que são pertinentes na sociedade atual; mediadas principalmente por questões que afetam a todos diretamente, seja na rua, nos conceitos, nas relações pessoais, na mídia e na própria arte.

Atua diretamente na região do extremo sul da cidade de São Paulo. Propõe uma descentralização e difusão da produção da dança contemporânea na cidade, onde sua sede, o Ninho Sansacroma, oferece para a região uma programação de espetáculos de diversas companhias, buscando esse elo entre a produção central e a local.

Serviço:
CAPS Adulto II Jardim Lídia
Endereço: R. Gutemberg Jose Ferreira, 50 – Capão Redondo.

 

collections
Galeria de imagens