Semana do Aleitamento Materno é comemorada na UBS Integral Vera Cruz

Houve atividades para tirar as dúvidas das mamães de primeira viagem e também palestras sobre a importância da amamentação

Atividade reuniu as mães mais experientes e outras de primeira viagem

Por Bruna Zanlorenzi e Mayara Carlis
Foto: Bruna Zanlorenzi

Do dia 1º ao dia 8 de agosto foi comemorada a 23ª Semana Mundial da Amamentação. A data foi criada para promover o exercício da amamentação natural com o combate à desnutrição infantil, além de possibilitar a criação de bancos de leite para crianças que não têm condições serem amamentadas por suas mães. Em celebração à data, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Integral Vera Cruz, em M’Boi Mirim, na Zona Sul de São Paulo, promoveu nos dias 5, 6 e 7 de agosto várias palestras relacionadas à amamentação e seus benefícios.

No dia 5 de agosto foi realizado um grupo voltado para o vínculo mãe e bebê. A atividade foi conduzida pela terapeuta ocupacional Gabriela Prado e apoiada pela psicóloga Melmoara de Melo e pela assistente social Daniela Gonçalves. Na ocasião foi abordada a importância do toque e a amamentação além do fator nutricional.

Gabriela Prado, Terapeuta Ocupacional da Unidade, contou a história da Shantala, massagem milenar oriental, e falou sobre os benefícios que ela produz, como melhorar o vínculo entre a mãe e o bebê e ajuda a trazer alívio para certos desconfortos comuns nessa faixa etária, como as cólicas. Após a demonstração de como é realizada a massagem, uma das mães aplicou a Shantala em seu bebê e finalizou com a amamentação.

“As mães criam um vínculo maior de amor devido ao toque e o olho no olho. A técnica é um meio de prevenir estresse e cólica e ajuda a dormir melhor, na respiração e na circulação. Além de melhorar a concentração do seu bebê no futuro”, explicou Gabriela.

Segundo a profissional, as mães podem começar a fazer a Shantala nas crianças a partir do primeiro mês de vida do bebê. A restrição aplica-se aos casos em que ele estiver incomodado com alguma dor ou acabado de mamar. É importante que a mãe esteja tranquila e concentrada no seu bebê.

‘Aprendi na teoria e na prática’

Kelly Cristina da Cruz, mãe do Caio, de 11 meses e uma das participantes da palestra, gostou do que aprendeu. “Eu adorei realizar a massagem no Caio, aqui, pois além de aprender na teoria aprendi na prática. Eu já conhecia esta massagem, mas fazia de uma forma diferente. Agora que aprendi, vou realizar todos os dias nele”.

No dia 6 de agosto ocorreu um grupo voltado para gestantes, mas que também contou com a presença de mães já com seus bebês, num total de 12 participantes. A atividade foi conduzida pela enfermeira Vanusa Sacramento, que abordou a preparação das mamas para o aleitamento, prevenção de fissuras, ingurgitamento e mastite, posicionamento e pega correta, além das vantagens do aleitamento para mãe e bebê.

“O leite materno é um alimento completo para o bebê. Ele contém com pelo menos 400 nutrientes, além de hormônios e substâncias que combatem doenças e que não são encontradas nas fórmulas artificiais”, disse Vanusa.

O grupo seguiu com palestra da cirurgiã dentista Mariana Takahashi. Ela falou sobre a amamentação e a importância para formação facial da criança e saúde bucal. Neste dia, o grupo ainda contou com a presença da assistente social Rita Pantoja, que animou e conduziu o grupo com dinâmica e completou as orientações das outras profissionais.

”O leite materno diminui os índices de chance de cáries, ajuda na fala correta entre outras coisas. É fundamental que a mãe não se esqueça de higienizar a boca do bebê até os seis meses utilizando uma gaze ou uma fralda limpa embebida em água limpa (fervida ou filtrada). Depois dos 6 meses, é possível usar uma dedeira ou uma escova de dentes e a pasta infantil”, explicou Mariana.

Planejamento familiar

No dia 7 de agosto, a programação foi encerrada com o grupo de planejamento familiar ministrado pela enfermeira Leildes Santana, pela auxiliar de enfermagem Josênia Lirolla e apoiado pela assistente social Sandra Lia. No dia foram abordados todos os métodos contraceptivos, de forma dinâmica e descontraída, reforçando aqueles que poderiam ser usados durante a lactação, para um grupo de 11 pessoas. A assistente social Sandra abordou aspectos importantes da legislação e amamentação.

Leildes Santana, enfermeira da unidade, falou sobre a existência dos vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis, como a camisinha masculina, camisinha feminina, DIU (dispositivo intrauterino), contracepção hormonal injetável, contracepção hormonal oral (pílula anticoncepcional), implantes, espermicida, entre outros. Salientou que apenas a camisinha protege contra as famosas DST (doenças sexualmente transmissíveis).

Para Jaqueline Araujo, mãe da pequena Maria Vitoria, de apenas 6 meses, a palestra foi bastante informativa. “Achei muito interessante. Eu conhecia todos os métodos, mas é sempre bom saber e ouvir mais sobre o assunto, assim você toma consciência de qual é melhor para você e evita uma gravidez indesejada”, disse.

Durante a palestra, a auxiliar de enfermagem Josênia Lirolla e a enfermeira Leildes ainda frisaram a importância da amamentação e os riscos que uma mãe com uma DST corre ao amamentar o seu bebê. Por isso, a necessidade de se fazer todos os exames do pré-natal.

Importância do leite Materno:

• É considerado o alimento mais completo para o bebê. Nele, estão contidas todas as substâncias como proteínas e vitaminas, necessárias para o crescimento e o bem estar do bebê.

Importância da Amamentação:

• Contribui para o desenvolvimento emocional do bebê, pois promove uma forte ligação emocional com a mãe, transmitindo-lhe segurança e carinho, de modo a facilitar, mais tarde, o seu relacionamento interpessoal. Contribui para o desenvolvimento psicomotor do bebê. O próprio ato de mamar promove melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam na fala e estimula também o padrão respiratório nasal do bebê.

Semana Mundial da Amamentação

• A data, comemorada desde 1992, é resultado da Declaração de Innocenti, documento firmado em 1º de agosto de 1990, por organizações e representantes de 40 países, dentre eles o Brasil. As nações se comprometeram a promover o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e a continuidade da amamentação até o segundo ano de vida ou mais da criança.