PREFEITURA DE SÃO PAULO

Projeto Bebê Feliz na UBS Vila Espanhola auxilia mães nos cuidados bucais

Por meio de bate-papo e consulta médica, profissionais orientam mães a melhorar higiene bucal dos filhos

28/08/2014 18h00

Antes das consultas acontece uma palestra, em forma de bate-papo, para as mães e crianças participantes que consiste na explicação dos cuidados bucais

 

Por Anna Carolina Alves

Os cuidados com a saúde bucal desde os primeiros anos de vida uma criança são imprescindíveis. Cuidados com higiene e alimentação da criança são essenciais. Como forma de orientar os pais e avaliar a saúde bucal de crianças entre 0 a 2 anos de idade, a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), por meio da UBS da Vila Espanhola, criou o programa Bebê Feliz.

Segundo a dentista Cátia de Melo Sanchez, o primeiro e principal objetivo do Programa Bebê Feliz é prevenir antes de remediar. “Orientamos e auxiliamos as mães para que seus filhos cresçam e tenham a infância sem cárie”, afirma.

Com consultas a cada seis meses, as mães levam as crianças para a UBS Vila Espanhola em busca de orientações, além das consultas marcadas. A aeroviária Carla Rosa Pereira já participa do Programa há quase dois anos. “Procurei o Programa porque meu filho usa mamadeira e eu queria me orientar sobre cuidados com a gengiva”, afirma. Segundo ela, após as consultas e instruções dos dentistas, houve melhora nos cuidados com a saúde bucal da criança. “Apesar de possuir convênio de saúde, o melhor resultado foi obtido aqui na UBS, onde encontrei muita assistência”, conclui.

Antes das consultas acontece uma palestra, em forma de bate-papo, para as mães e crianças participantes que consiste na explicação dos cuidados bucais, como a importância da amamentação, o uso correto da mamadeira e escovação dos dentes. Posteriormente, entregam um kit com utensílios para higiene bucal para cada uma das mães e analisam criança por criança, respeitando e baseando-se na idade e hábitos de cada uma.

O Programa Bebê Feliz tem caráter atrativo, pois se trata de uma assistência ativa destinada aos primeiros anos de vida da criança. Ao longo desse estágio, são notados erros frequentes no uso de bicos de mamadeiras e chupetas, bem como na limpeza em geral de gengivas e dentes. Ademais, a atenção com a saúde humana exige primazia e, quanto antes algum problema for detectado, maior tende a ser sua reparação, permitindo assim, um desenvolvimento mais saudável da criança.

A mamãe e auxiliar de cobrança Ewellyn Oliveira, cujo bebê nasceu prematuro, aponta a importância do Programa Bebê Feliz. “Acho que é uma boa estratégia da Prefeitura, porque as mães podem aprender muito com médicos que sempre estão presentes aqui, além da total assistência e cuidados especiais que a minha filha precisa”, afirma. A dentista Patrícia Vieira, que trabalha na UBS Vila Espanhola há 16 anos, frisa a importância do projeto: “É muito gratificante para nós, porque ajudamos quem realmente precisa dessa assistência e ficamos na expectativa de melhora no quadro da saúde bucal da criança”, diz Patrícia.

Serviço
UBS Vila Espanhola

Avenida João dos Santos Abreu, 650, Casa Verde
Próximos encontros: 10/9( das 14h às 15h) e 18/09 (das 10h às 11h)