PREFEITURA DE SÃO PAULO

Hospital Dia da Brasilândia conquista usuários

Em sete meses de funcionamento unidade realizou mais de 25 mil consultas e mais de 1.200 cirurgias ambulatoriais

29/07/2014 16h40


Hospital Dia Brasilândia/Freguesia do Ó fez 7.137 exames em 7 meses

 

Por Keyla Santos

O Hospital Dia Brasilândia/Freguesia do Ó está fazendo a diferença para os moradores da zona Norte. No primeiro semestre de 2014, a Unidade da Rede Hora Certa realizou 25.852 consultas, 7.137 exames e 1.248 cirurgias. A unidade foi instalada onde antes funcionava uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Especialidades, na zona Norte, em 11 de dezembro de 2013. A região receberá, até o fim do ano, mais uma unidade do Hospital Dia, na Vila Guilherme.

De acordo com Alberto Alves Oliveira, coordenador de Saúde da região Norte, o hospital tem como proposta integrar-se à rede como um todo. “O intuito é fazer com que casos de pequena e média complexidade de cirurgias ambulatoriais não ocupem leitos hospitalares. Assim é possível tornar o procedimento mais rápido, mais econômico, reduzir a fila de espera, encaminhar os pacientes que vão até o pronto-socorro e resolver pequenas coisas para ser atendido na rede”, disse.

Oliveira diz que na rede, como um todo, estão sendo realizadas ações em várias frentes. “Estamos organizando a Atenção Básica, através da unidade integral de saúde, para dar vazão àquelas cirurgias de pequeno e médio porte que podem ser feitas no ambulatório. Assim, esvaziamos um pouco o hospital. Também estamos trabalhando para construir hospitais para que eles respondam à sua vocação, que são as cirurgias mais complexas e aos atendimentos mais complexos”, afirmou o coordenador.

Entre as ações da Prefeitura, junto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a fim de reduzir da fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), estão opções de marcação de consulta por telefone, o Hora Certa Móvel e o Hospital Dia. “Esta unidade, além de ajudar a reduzir a fila, veio para fazer o intermédio entre a atenção da Unidade Básica de Saúde (UBS) e a atenção especializada do hospital. Ela ajuda a reduzir a fila e vai ficar como estrutura de atendimento”, comentou.

Segundo Oliveira, a zona Norte receberá até o fim do ano mais uma unidade, o Hospital Dia Vila Guilherme. “Já estamos na fase de fundação e em breve saíra mais um hospital com uma estrutura semelhante a esta, muito bem montada e com profissionais para fazer cirurgias ambulatoriais”, disse.
 

 

 
Fotos: Edson Hatakeyama