PREFEITURA DE SÃO PAULO

Coral da SMS estreia na quinta-feira

Grupo criado há um mês e integrado por funcionários da Secretaria Municipal de Saúde utiliza musicoterapia para melhorar qualidade de vida

28/07/2014 15h15


Repertório do coral inclui músicas de Dorival Caymmi, Ari Barroso e Lulu Santos

 

 

Por Raoní Telles
Fotos: Esdon Hatakeyama

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encontrou no canto coral uma forma harmoniosa de elevar a qualidade de vida de seus funcionários e deixá-los mais leves e soltos, como cantou Lulu Santos em “Dancing Days”. A estreia do grupo ocorrerá na quinta-feira (31/07), às 12h30, no saguão da Secretaria. No programa, as músicas “Aquarela do Brasil”, “Amigos para Sempre”, “Não Quero Dinheiro”, “Carinhoso”, “Dancing Days”, “Maracangalha” e “Estúpido Cupido”.

O Coral da SMS, que começou suas atividades há um mês, utiliza a musicoterapia como forma de beneficiar tanto coralistas quanto a plateia. O grupo tem coordenação da Gedep – Gerência de Desenvolvimento de Pessoas - e é regido pelo maestro Jorge Salgado. Os ensaios acontecem às quintas-feiras, das 12h às 13h, na Copa do Mezanino. O repertório é bem rico de ritmos, com canções que marcaram época como a balada rock “Estúpido Cupido”, conhecida na voz de Celly Campello, “Aquarela do Brasil” do grande compositor Ari Barroso, “Amigos para Sempre” de José Carreras e “Carinhoso”, de Pixinguinha, entre outras. O público recebe as letras para acompanhar o coral. É só chegar, entrar no clima, e participar.

“O coral era já um sonho dos funcionários da Secretaria”, conta o médico Jovino Paes, mentor do grupo. “Há alguns anos foi feita uma tentativa, mas por uma série de dificuldades acabou não podendo ser concretizada. Agora, com o apoio da atual administração e com a vinda do maestro Jorge Salgado, que é um voluntário aqui no nosso setor, conseguimos há um mês ter o coral em pleno funcionamento”, afirmou.

Paes avalia que o trabalho está fluindo e ganhando reconhecimento fora da Secretaria. “Recebemos convite para fazer uma apresentação no Centro Cultural de São Paulo, dia 20 de agosto. Na quinta-feira (31/07) cantaremos no saguão da SMS, em homenagem ao dia do amigo, comemorado dia 20/07, e ao mês do amigo”, finalizou.

Já o maestro diz trabalhar para o “o relaxamento da turminha”. “A música traz muitas coisas boas. Uma aluna minha diz que ela chama as pessoas. Então, é uma forma da gente usar para descontrair. Além de nós estarmos aprendendo, cantamos músicas que gostamos”, diz.

Salgado afirma ainda ser um ideal seu aliar trabalho e felicidade. “Tenho muitos trabalhos voluntários em outros lugares, com crianças de orfanato, com coral, e curso de violão. O maior pagamento é sentir a alegria neles.”, finalizou.

Ivanir dos Santos, funcionária da Atenção Básica na área de técnica de Urgência e Emergência, vê na musicoterapia “uma grande oportunidade para nós, funcionários, como um momento de descontração, de união e para conhecer outras pessoas da Secretaria”. “É um momento de encontro para desestressar também. Acho superimportante isso no nosso trabalho. Faz muito bem para nossa saúde mental e física”, conta.
 


Para maestro Jorge Salgado (de costas) "maior pagamento é sentir a alegria neles"