UBS Integral Vera Cruz realiza festa de inverno para idosos

Encontro faz parte das ações do Programa de Assistência ao Idoso


Acompanhantes de Idosos na peça sobre cuidados diários na prevenção de queda

 

Por Mayara Carlis

A UBS Integral Vera Cruz, localizada no Jardim Ângela em M’Boi Mirim, realizou, no último dia 27 de junho, a Festa de Inverno dos Idosos que são atendidos na unidade pelo PAI - Programa de Acompanhante de Idosos.

Além de celebrar a chegada do inverno e festejar os aniversariantes do segundo trimestre do ano, o encontro, que reuniu cerca de 40 pessoas, teve a apresentação de uma peça teatral educativa. Nela, foi abordada a importância da Prevenção de Quedas e Violência contra o Idoso. Profissionais da unidade realizaram ainda um sorteio de edredons, cachecóis e sopeiras para os participantes.

“Decidimos que era importante realizar uma peça sobre os cuidados que se deve ter com os idosos no dia-a-dia. Por exemplo, tapetes podem ser muito perigosos e contribuir para quedas destas pessoas”, explicou Carolina Gottardi, assistente social da unidade.

A UBS Integral Vera Cruz realiza encontros como este semanalmente, sempre às sextas-feiras. O objetivo é esclarecer dúvidas sobre diversas questões relacionadas à saúde e segurança desses idosos. Trimestralmente, ocorrem festas de confraternização para incentivar a integração entre os participantes do programa.

“A peça foi ótima. As reuniões são sempre muito boas porque aprendemos mais. A discussão sobre o tapete particularmente me deixou marcada, porque um dia já escorreguei em um e minha filha vive brigando comigo quando vou estender a roupa em cima da cadeira. Agora, percebi o porquê não posso fazer isso”, contou Zélia Mendes Faria, aposentada de 76 anos.
 


Aniversariantes do trimestre celebram com bolo
 

Semana de prevenção de quedas

Entre os dias 23 e 27 de junho, a unidade organizou atividades que abordaram os perigos diários e possíveis violências acometidas contra as pessoas da terceira idade.

Durante toda a semana, além da exibição da peça teatral, os ACS (Agentes Comunitários de Saúde) fizeram palestras sobre a temática tanto nas ruas como nas recepções da unidade.


Mesa de café composta com produtos integrais recomendados pela nutricionista


Programa combate isolamento e exclusão social


O Programa de Acompanhamento de Idosos (PAI) é direcionado a atender pessoas idosas em situação de fragilidade e vulnerabilidade social. O idoso recebe a prestação dos serviços de profissionais, acompanhantes para apoio, e suporte nas Atividades de Vida Diárias para suprir outras necessidades de saúde e sociais.

O Programa visa, entre os seus objetivos, promover a queda do isolamento e exclusão social, além de oferecer assistência integral à saúde da população idosa, desenvolvendo autocuidado, autonomia, independência e melhoria do estado de saúde.

Serviço:

UBS Integral Vera Cruz
Endereço: Avenida dos Funcionários Púbicos, 379 - Jardim Ângela
Telefone: 5898-5900.
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados das 8h às 14h.


Unidade aproveitou a data para também celebrar a chegada do inverno