Brinquedoteca estimula conceito de cidadania

O Centro de Convivência e Cooperativa Vila Maria/Vila Guilherme, equipamento da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN), vem desenvolvendo um importante trabalho com a Brinquedoteca instalada na Av. Nadir Dias Figueiredo, s/nº - Parque do Trote.

O Centro de Convivência – que funciona no Parque de Vila Guilherme/Trote - recebe adultos e crianças, independentemente de idade ou situação de saúde. Sua missão é promover o respeito e as diferenças, e criar espaços para o exercício dessa manifestação.

É aí que entra a Brinquedoteca, um espaço lúdico onde crianças, adolescentes e suas famílias encontram oportunidades de socialização e de conhecimento para a promoção e prevenção da saúde.

Dentre as várias atividades dos profissionais que atuam na Brinquedoteca destacam-se as ações, sempre amparadas por discussões amplas a respeito do tema, que despertem o interesse dos frequentadores para ações que possam trazer melhoria de qualidade de vida à comunidade.

Um programa de destaque é o 5R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar. Crianças e adolescentes aprendem a reduzir a quantidade de lixo que a sociedade produz, em primeiro lugar; o segundo passo é entender e aplicar o processo de reciclagem. Repensar o comportamento e recusar produtos que agridem o ambiente e a saúde são temas que fecham o programa.

História

A implantação das brinquedotecas em equipamentos de saúde da Prefeitura do Município de São Paulo é respaldada pelo Decreto Municipal nº. 44.592, de 8 de abril de 2004, que regulamenta a Lei nº. 13.314, de 31 de janeiro de 2002, que dispõe sobre o “Projeto de Humanização do atendimento Hospitalar” nos hospitais públicos municipais, e a Lei Federal nº. 11.104 de 21 de março de 2005, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação.

Em 2001, a Secretaria Municipal de Saúde firmou parceria com o Comitê Betinho, dos Funcionários do Santander Banespa, e implantou a primeira brinquedoteca, que recebeu o nome de “Betinho”, no Hospital do Servidor Público Municipal. No ano seguinte, todos os hospitais municipais e algumas Unidades de Urgência e Emergência já contavam com brinquedoteca.

Numa atitude pioneira o projeto foi estendido à rede de Atenção Básica de Saúde com o apoio e parceria do Comitê Betinho dos Funcionários do Santander Banespa e o Banco Santander Banespa.

Serviço
Centro de Convivência e Cooperativa Vila Maria/Vila Guilherme
Av. Nadir Dias Figueiredo, Portaria 1 – Vila Guilherme
Telefone (11) 95414-4901