Tamarillo ou tomate de árvore

Rico em vitaminas A e C, é um grande aliado no fortalecimento do sistema imunológico e no combate ao colesterol e à pressão arterial alta

Por Zenildes Mota

O Tamarillo ou tomate de árvore é um fruto com características do tomate original. Possui propriedades nutricionais importantes, que favorecem o fortalecimento do sistema imunológico. No Brasil, é mais conhecido como tomate de árvore, francês, japonês. Dependendo da região do país, existem outros nomes diferentes. O tamarillo tem o formato oval e pode ser encontrado nas cores laranja, amarelo e vermelho.

O fruto de sabor agridoce é antioxidante e possui propriedades nutricionais essenciais para o organismo. O tomate de árvore é rico em vitaminas A e C e minerais como ferro, manganês, cobre e cálcio, que atuam para o bom fortalecimento do metabolismo.

O consumo do fruto fresco ajuda a combater os sintomas da gripe, problemas do fígado, ajuda no controle do colesterol e da pressão arterial. Além de apresentar propriedades medicinais, o tomate de árvore também é rico em fibras, possui pouco carboidrato e contribui para o bom funcionamento do intestino e para perda de peso.

Embora o fruto tenha a aparência externa semelhante ao tomate comum, o tamarillo é mais resistente e a casca não tem um sabor agradável, portanto é dispensável sua utilização. A polpa e as sementes podem ser incluídas em receitas culinárias doces ou salgadas, como em saladas em comuns, saladas de frutas, sumos e sobremesa.