Hipotermia

Com reação oposta à febre, ela diminui a temperatura corporal e compromete as funções vitais e cardiorrespiratória

Por  Zenildes Mota

A regulação térmica do corpo humano varia em torno 36 e 37,5°C(Grau Celsius). É com base neste número que as pessoas costumam avaliar o estado febril quando sente que a temperatura do corpo está elevada. Em contraposição, a hipotermia é a queda brusca na temperatura ou a perda de calor corporal abaixo do normal.

A temperatura corporal do ser humano, apresenta variações conforme o organismo de cada indivíduo. Pode atingir uma média regular em torno de 35,5 º C, enquanto, em outros, pode chegar até 37,5 °C.

A hipotermia acontece quando o corpo atinge uma temperatura inferior a 35 °C. A perda de temperatura pode ser muito perigosa se não for controlada a tempo.

O quadro hipotérmico pode ser considerado leve, moderado ou crítico. No estágio mais avançado, compromete as funções vitais e cardiorrespiratórias do paciente, o que pode levar à morte se não for socorrido de imediato.

Quando o organismo começa a consumir mais energia do que consegue produzir, consome mais oxigênio para manter a circulação sanguínea. O comprometimento desse mecanismo diminui a regularização da temperatura corporal e compromete todas as funções vitais.

Por outro lado, o não conhecimento sobre a hipotermia atrapalha na identificação do problema e também no socorro da vítima. Para identificar um quadro de Hipotermia (a baixa temperatura) ou Hipertermia (alta temperatura ou febre), a pessoa precisa conhecer a regulação térmica do corpo. Para isso, basta utilizar o termômetro em períodos diferentes do dia.

A hipotermia é o oposto da febre, a perda de calor corporal pode ocorrer por exposição à baixa temperatura, pouca roupa em locais frios, umidade, por influência de alguma doença ou ingestão de medicamentos. Entre os sintomas estão queda rápida na temperatura, sensação de frio, tremores, cansaço extremo, confusão mental, pele e extremidades do corpo frias.

Cuidados que ajudam no controle e recuperação do calor corporal:
• Agasalhar a pessoa com cobertores e roupas quentes;
• Abrace-a de maneira que a temperatura de seu corpo possa aquecê-la;
• Ofereça bebidas aquecidas e banho quente;
• Faça massagem de aquecimento que estimule a circulação;
• Em caso de congelamento, faça compressa de água morna;
• Em estágios mais avançado procure imediatamente.