UBS Jd. Edite completa 3 meses de atendimento com mais de 2 mil consultas

Unidade implementa novo modelo de trabalho conceituado como UBS Integral

Por Dr. Alexandre Nemes Filho e Cristiane Guterres
Fotos: Edson Hatakeyama


Haddad e Filippi visitam UBS Integral Jd. Edite: Já foram mais de 2 mil atendimentos médicos 

Na útima terça-feira (21/01), o Prefeito de São Paulo Fernando Haddad, conheceu as instalações da UBS Jd. Edite. Ele esteve acompanhado pelo Secretário Municipal de Saúde José de Filippi Junior, do Coordenador Regional de Saúde Centro-Oeste Dr. Alexandre Nemes Filho, da Supervisora Técnica de Saúde Substituta da Região Lapa/Pinheiros Patricia Ferraz e da gerente da Ubs integral Andréia Christina Borella Ramos. Nestes três meses de atendimento já foram realizadas mais de 2200 consultas médicas. O Espaço onde antes estava a Comunidade do Jd. Edite passou por um processo de revitalização e hoje integra o Conjunto Habitacional, a UBS Integral e um Restaurante-Escola.

A UBS integral Jd. Edite, localizada no bairro do Brooklin, iniciou suas atividades em 14/10/2013. A unidade também realizou mais de 4000 procedimentos odontológicos. A unidade conta com três médicos pediatras, seis médicos clínicos, quatro ginecologistas, um generalista, um psiquiatra, um acumputurista, seis cirurgiões dentistas, dois fisioterapeutas, e mais 42 profissionais da área saúde e 13 funcionários administrativos.

Com a Ubs Jd. Edite a Secretaria Municipal de Saúde vem implementando um novo modelo de trabalho conceituado como Ubs Integral. Nesta concepção, procura-se atender com resolutividade as várias demandas trazidas pelos usuários na atenção básica. Para isso, amplia-se o atendimento da unidade incluindo os sábados ao seu horário de funcionamento, faz-se um acolhimento ampliado garantindo ao usuário as consultas e procedimentos de urgência no momento da procura e incluem-se no seguimento, através dos programas (hipertensão, diabetes, saúde mental entre outros), os usuários que moram na região e os que trabalham na área de abrangência da unidade.

Localizada dentro do Conjunto Habitacional Jd. Edite, a Ubs Integral tem chamado a atenção não só pelos serviços que estão á disposição da população, mas também pela sua estrutura física. São mais de 20 salas distribuidas em uma área construida de 1000m², todas equipadas para atender as necessidades da população e em especial aos pacientes portadores de necessidades especiais, como por exemplo, a cadeira ginecológica adaptada para atender mulheres com deficiência ou mobilidade reduzida.

Unidade Básica de Saúde Integral Jd. Edite
Rua Charles Coulomb, nº 80 – Brooklin,
2ª a 6ª feira, das 7h às 19h e sábado das 7h às 13h