Urticária: pode ser estresse

Vermelhidão, irritação, inchaço ou coceira pelo corpo, podem estar ligados a fatores emocionais

Por Zenildes Mota

 

Ainda não há uma comprovação. Mas há a hipótese de que o estresses é um causador das erupções ou alergias na pele. Dependo do caso do paciente, é feita uma análise do seu controle emocional pelo médico. Assim, ele tentará verificar as causas do agente provocador da urticária.

A alergia nervosa é provocada por tensões emocionais. Eles mexem com o sistema imunológico, que atua bloqueando a entrada de corpos estranhos no organismo. O acúmulo de estresses afetam as células nervosas e o endocrinológico responsável pela produção de hormônio.

O desequilíbrio desses órgãos podem desencadear vários sintomas psicossomáticos. Entre eles a urticária alérgica em forma de vermelhidão da pele, irritação, ardência, inchaço e coceira intensa pelo corpo.

O agente identificado como Substância P tem um importante papel nas terminações nervosas na mucosa brônquica. Ele pode se manifestar em reações alérgicas caracterizadas por edemas e eritemas cutâneos. “É importante citar que a asma também é uma das doenças que está relacionada com o estado emocional das pessoas,” complementa a doutora Sonia Palma da (SMS), Secretaria Municipal da Saúde.

As urticárias causadas por situações de estresses normalmente desaparecem quando os problemas emocionais acabam. Para identificar se os sintomas da alergia são decorrentes de uma tensão nervosa, o paciente precisa passar por uma avaliação médica para verificar desde a alimentação, ingestão de medicamentos, carga emocional e fatores externos para a identificação dos agentes provocadores da alergia.

A alergia nervosa pode causar vários transtornos comportamentais: dor de cabeça, falta de concentração e depressão. Esses fatores pode prejudicar o convívio social. Para evitar as complicações causadas pelas urticárias, a pessoa deve observar seu estado emocional e buscar alternativas para diminuir a carga de estresses e amenizar o sistema nervoso.

Quando surgirem as urticárias as pessoas devem tomar alguns cuidados:

• Se já sabe os agentes causadores da urticária, afaste-se deles
• Tomar banhos frios, evitar saunas ou temperatura quentes
• Não esfregar a toalha no corpo, secar com mais suavidade
• Evitar alimentos dietéticos e adoçantes artificias
• Não aplicar medicamentos sobre a área afetada
• Cuidado com a exposição solar
• Os antialérgicos provocam sono, evite dirigir após a ingestão
• Procure um médico ou hospital imediatamente se os sintomas causarem falta de ar