Sorrir faz bem para a saúde

Autoestima, combate ao estresse, alívio de tensões no dia a dia, ajuda a combater a baixa imunidade

Por Zenildes Mota

 

Os motivos para cultivar uma boa risada vão além do bem-estar. Enquanto o mau humor estimula os hormônios do estresse e da raiva, o sorriso ativa várias áreas neurotransmissoras do organismo e instiga a sensação de bem estar, leveza, alívio e felicidade.

Ao sorrir, a pessoa aciona a endorfina, hormônio produzido pelo próprio organismo, conhecido como “hormônio da felicidade”. Ele atua junto com a serotonina, bloqueando a produção de estradiol e adrenalina, hormônio causadores do enfraquecimento do sistema imunológico causado pelo estresse e pela raiva.

As reações químicas ativadas pelo ato da risada estimulam as células do organismo a produzirem imunidade. Melhoram também o fluxo sanguíneo e distribuem o oxigênio a todas as células do organismo. O sorriso leva à descontração do ambiente social, contagia as pessoais e melhora a qualidade de vida.

Rir é um remédio para o corpo e alma, mas precisa ser verdadeiro para provocar todos os efeitos positivos. O grau da gargalhada não é importante, mas é necessário que ela seja estimulada de uma maneira que os sistemas cardiovasculares e respiratórios possam trabalhar em conjunto e seu corpo responda com um bom resultado.