UBS Integral Jardim Miriam II recebe 300 usuários no 1° dia de funcionamento

População foi atendida por médicos, dentistas e retirou medicamentos

Por Tatiana Ferreira da Silva

 

Secretário da Saúde José de Filippi Junior e prefeito Fernando Haddad durante inauguração da UBS Intergral Jardim Miriam II. Meta é chegar a 6.656 consultas/atendimentos médicos até fim de agosto

 

A população da região de Cidade Ademar (Zona Sul) já está se beneficiando da UBS Integral Jardim Miriam II. Na segunda-feira (5 de agosto), primeiro dia de funcionamento, cerca de 300 pessoas foram atendidas. A UBS fica na Avenida Cupecê, 5.185.

Na parte da manhã, 38 moradores de várias idades participaram de atividades físicas propostas pelas agentes comunitárias de Saúde.

No total foram realizados 94 atendimentos de demanda espontânea, 94 aferição de sinais vitais e dois atendimentos odontológicos. Além disso foram aplicadas 67 vacinas, realizadas oito inalações, cinco curativos e a farmácia forneceu medicamentos para 115 pessoas com receitas.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que, já no primeiro mês de funcionamento, sejam feitas na UBS 6.656 consultas/atendimentos médicos, 1.260 consultas/atendimentos odontológicos, 256 consultas médicas na área de Saúde Mental, 5.040 procedimentos da equipe de saúde bucal, 1.152 consultas/atendimentos de enfermagem e 7.680 visitas domiciliares feitas por agentes comunitários de saúde.

Clínicas médicas e odontológicas

A UBS Integral Jardim Miriam II possui mil metros quadrados e dois pisos, onde estão divididos os consultórios de clínicas médicas e odontológicas. Nela há acolhimento de atendimento agendado e demanda espontânea, sem necessidade de agendamento de horário.

O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos sábados, das 8h às 14h. A UBS oferece o serviço de 162 profissionais, entre generalistas, pediatras, clínicos, geriatra, ginecologistas, psiquiatra, psicólogos, dentistas, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, equipe de enfermagem e agentes comunitários. Consultórios informatizados e um sistema de prontuário eletrônico facilitam o acompanhamento dos pacientes. A unidade conta ainda com o programa Acompanhante de Idosos (PAI), Academia ao Ar Livre e práticas corporais.