Saúde expõe 17 trabalhos em congressos brasileiros e latino-americano de HIV/Aids e IST

Eventos, que congregam o XIII Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de DST, IX Congresso Brasileiro de Aids e o IV Congresso Latino Americano de IST/HIV/Aids, ocorrerão de forma virtual, de 20 a 22 de junho

 Dezessete trabalhos da Coordenadoria Municipal de IST/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, foram aprovados no XIII Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de DST, IX Congresso Brasileiro de Aids e o IV Congresso Latino Americano de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/HIV/Aids, que acontecem conjuntamente entre 20 a 22 de junho de 2021.

“Trata-se de um espaço importante, que induz a sistematização dos conhecimentos produzidos no cotidiano do nosso trabalho e que promove a troca de experiências entre diversos órgãos do poder público, a sociedade civil e a academia. Assim, seguimos avançando no enfrentamento à epidemia de HIV e às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)”, afirma Cristina Abbate, coordenadora da Coordenadoria de IST/Aids.

Os 17 trabalhos aprovados serão apresentados em pôsteres. Desse total, 10 foram produzidos por autores da Coordenadoria e sete por profissionais da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids.

Os trabalhos refletem a diversidade de estratégias para a prevenção ao HIV: a ampliação da PrEP para populações vulneráveis, atuações voltadas especificamente para pessoas trans e a articulação com coletivos culturais, lideranças sociais e meios de comunicação local. Outro tema é o início do tratamento de HIV nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Os impactos da pandemia são analisados em trabalhos sobre o uso das redes sociais e de plataformas digitais para capacitação de profissionais da saúde, como ocorre no Projeto ECHO.

 

Veja lista completa dos trabalhos aprovados.