Novo autoteste para o HIV é realizado com fluido oral

Nova tecnologia para testagem será distribuída pela Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids, por organizações parceiras e em outros unidades de Saúde

 Chegaram os novos autotestes para o HIV! O teste pode ser realizado pelo próprio indivíduo, com coleta de fluido oral, e o resultado sai de 20 a 30 minutos. Essa nova tecnologia vem se somar à estratégia de prevenção combinada, ampliando a testagem para o HIV, e dando maior autonomia e privacidade para a população.

Na segunda quinzena de maio, foram feitas uma série de apresentação do novo autoteste para equipes das unidades da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids, ONGs parceiras da Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde e as unidades municipais que são referência para hormonização das pessoas trans e travestis.

O kit para o autoteste é composto pelo swab (um tipo de cotonete), por um tubo com o líquido e por uma tira reagente, além de um suporte com orientação para a leitura do resultado. É importante ressaltar que o teste detecta a presença de anticorpos, pois o HIV não é encontrado diretamente na saliva. O teste pode detectar o HIV após o período da janela imunológica, ou seja, de 30 a 90 dias após o contágio. Caso o resultado seja positivo, o usuário deve procurar um serviço da RME para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Os autotestes estão disponíveis nas unidades da RME, por unidades municipais de saúde que são referência para hormonização de pessoas trans, em atividades extramuros e em locais que concentram as populações mais vulneráveis – gays e homens que fazem sexo com outros homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres transexuais e travestis – e prioritárias (jovens e população negra) para a prevenção do HIV.

Veja todos os endereços em que estão disponíveis aqui.