Vacinação contra covid-19 para Pessoas Vivendo com HIV/Aids

Instruções para Pessoas Vivendo com HIV/Aids que são acompanhadas na rede especializada da capital paulista sobre a vacinação contra covid-19

Banner com fundo cinza azulado, com ilustrações de vírus ao fundo. Em branco, há o texto Orientações sobre o COVID-19 novo coronavírus. Abaixo, dentro de uma caixa azul, há o texto em branco: Prevenção e Informação nas redes. No rodapé da imagem, há os logos de diversas redes sociais com o @saudeprefsp e ao lado o site da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

 

Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA) na cidade de São Paulo estão sendo vacinadas para a covid-19, seguindo as instruções do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal da Saúde.

Com a inclusão do HIV na lista comorbidades prioritárias para o programa de imunização no Brasil, as PVHA com menos de 60 anos podem se vacinar. Por conta da quantidade de vacinas disponíveis, há uma organização por idade mesmo para pessoas com comorbidades. Confira as datas abaixo.

 

Cronograma da vacinação
 

Atual

  • 07/06 - Pessoas Vivendo com HIV/Aids com mais de 18 anos

Anteriores

  • 12/05 - Pessoas Vivendo com HIV/Aids com mais de 55 anos
  • 14/05 - Pessoas Vivendo com HIV/Aids com mais de 50 anos
  • 20/05 - Pessoas Vivendo com HIV/Aids com mais de 45 anos
  • 28/05 - Pessoas Vivendo com HIV/Aids com mais de 40 anos
  • 02/06 - Pessoas Vivendo com HIV/Aids com mais de 35 anos

As PVHA com mais de 60 anos foram incluídas na campanha de vacinação junto com as outras pessoas da mesma faixa etária.

 

Onde se Vacinar
 

As PVHA da cidade de São Paulo devem procurar o Serviço de Atenção Especializada (SAE) em que fazem o acompanhamento do HIV para tomar a vacina contra covid-19.

Para quem faz o tratamento na cidade de São Paulo é possível se imunizar em outro SAE da capital paulista levando apenas documento oficial com foto. Veja os endereços da Rede Municipal Especializada em IST/Aids.

Caso a PVHA queira se vacinar em outro posto de vacinação (Unidade Básica de Saúde, Drive-Thru, Mega Posto ou farmácia conveniada) é preciso levar um relatório emitido pelo médico que faz o seu acompanhamento, como é a regulamentação para outras comorbidades incluídas nesta fase da campanha de vacinação.

O modelo de autorização, a lista de outros postos de vacinação e outras instruções podem ser conferidas na página do Vacina Sampa.