Autoteste HIV

Banner superior com fundo branco, escrito em vermelho Prevenção e uma ilustração de uma camisinha à direita. O banner possui ainda uma barra vermelha inferior e um contorno dos principais monumentos da cidade de São Paulo.

 Banner com fundo vinho e título "Faça quando e onde quiser. Autoteste de HIV!", sendo que "Autoteste de HIV" está com cores salmão e roxo escuro e dentro de uma faixa branca ao centro. Há ilustrações da plaqueta do autoteste ao redor do banner.

Está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de São Paulo mais uma tecnologia de prevenção ao HIV: o autoteste! Agora você pode fazer o seu exame onde e quando quiser! 
 

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma vermelha ao fundo e outra vinho em primeiro plano. Dentro da caixa vinho, há duas setas vermelhas para direita e o texto em branco O que é?

 

 

O autoteste de HIV é mais uma tecnologia de prevenção disponível gratuitamente, em que, diferentemente dos procedimentos tradicionais de testagem, o próprio usuário é quem faz o exame, sem auxílio de um profissional.

   

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma vermelha ao fundo e outra vinho em primeiro plano. Dentro da caixa vinho, há duas setas vermelhas para direita e o texto em branco Onde está disponível?

 

 

 

Você pode retirar o seu kit de autoteste em uma das 26 unidades municipais especializadas em IST/Aids da capital paulista.

Além dos serviços de saúde, o autoteste também está disponível em:

ATENÇÃO: Devido à pandemia do novo coronavírus, a dispensação dos kits do autoteste de HIV está suspensa temporariamente nos pontos alternativos. Os insumos podem ser retirados nas 26 unidades municipais especializadas em IST/Aids.

Soda Pop
Av. Vieira de Carvalho, 43 – República

Chilli Peppers
Lg. do Arouche, 610 – República

Wild Thermas
R. Dr. Veiga Filho, 802 – Higienópolis

Cine Zen
Av. São João, 1.119 – República

Pat Delly
R. Rego Freitas, 136 – República

Instituto Cultural Barong
R. Tavares Bastos, 793 - Sala 04 - Vila Pompéia

Grupo de Incentivo à Vida (GIV)
R. Capitão Cavalcanti, 145 – Vila Mariana

Centro de Referência da Diversidade
R. Major Sertório, 292 – Vila Buarque

Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras)
R. Japurá, 212 – Sé

Viração
R. Araújo, 124 – 3º andar – República

Instituto Vida Nova
R. Prof. Assis Veloso, 226 – Jd. São Vicente

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma vermelha ao fundo e outra vinho em primeiro plano. Dentro da caixa vinho, há duas setas vermelhas para direita e o texto em branco Como fazer?

 

 

 

O passo a passo de como fazer o exame vem explicado na bula. O texto é acompanhado por uma série de ilustrações para facilitar o entendimento. Você também pode assistir ao vídeo explicativo abaixo:

 

Pra Cego Ver: Banner com fundo vinho e texto Dúvidas Frequentes em roxo escuro e salmão dentro de uma faixa branca ao centro. Ao lado direito, há ilustrações das plaquetas do autoteste.

Quem pode fazer o autoteste?
O autoteste pode ser realizado por todo mundo onde e quando quiser! No Sistema Único de Saúde (SUS), os kits são distribuídos preferencialmente para as populações mais vulneráveis à epidemia de HIV, como gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e travestis e profissionais do sexo, por exemplo. 
OBS.: Quem tem entre 12 e 18 anos pode realizar o exame desacompanhados dos responsáveis.

É tão eficiente quanto o teste realizado por profissionais de saúde?
Se feito da forma correta, sim, o teste tem a mesma precisão (99,9%) de resultado dos realizados nas unidades de saúde.

E se der positivo?
O usuário deve procurar uma das 26 unidades municipais especializadas em IST/Aids de São Paulo para fazer o teste confirmatório. Se persistir o resultado, o paciente é vinculado em um dos Serviços de Atenção Especializada (SAE) em IST/Aids para ser acompanhado e iniciar o tratamento.

Precisa refazer?
Se você fez sexo sem proteção no último mês e não usou a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), é importante você repetir o seu autoteste de HIV para confirmar o resultado. A infecção pelo HIV só pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o vírus no sangue. Esse período é chamado de janela imunológica.



Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma vermelha ao fundo e outra vinho em primeiro plano. Dentro da caixa vinho, há duas setas vermelhas para direita e o texto em branco Prevenção Combinada

 

 

O autoteste é uma das tecnologias da chamada Prevenção Combinada.Trata-se de múltiplas formas de prevenção ao HIV/Aids, que inclui o tradicional preservativo, mas também a testagem convencional e rápida, tratamento, imunização, diagnóstico, redução de danos, prevenção à transmissão vertical e as Profilaxias Pré e Pós-Exposição (PrEP e PEP), que dão a pessoa e ao profissional de saúde a possibilidade de escolher uma metodologia ou combinar várias que melhor se adequem às necessidades e ao momento de vida do usuário.

 

Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Home. Há um ícone de uma casa à esquerda. Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Página Anterior, com uma seta à esquerda