Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)

Banner superior com fundo branco, escrito em vermelho Prevenção e uma ilustração de uma camisinha à direita. O banner possui ainda uma barra vermelha inferior e um contorno dos principais monumentos da cidade de São Paulo.

Pra Cego Ver: arte com fundo amarelo e ilustração de boca com lábios bem vermelhos. A boca tem uma língua para fora, com um comprimido azul na ponta. Ao lado esquerdo da boca, há o texto Tá PrEParada? Conheça a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV.

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) chegou em São Paulo! Saiba mais sobre essa importante tecnologia de prevenção ao HIV: 
 

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco O que é?

 

 

 
A PrEP consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais (ARV) para pessoas soronegativas antes de uma exposição de risco ao HIV.  

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Para quem é?

 

 


A prioridade para a PrEP são as pessoas que vivem em situação de maior vulnerabilidade ao HIV, como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes* (quando um tem HIV e o outro não).
*Pessoas que vivem com HIV , que estão em tratamento e possuem carga viral indetectável há mais de seis meses, sem outras infecções sexualmente transmissíveis, não transmitem o HIV. Saiba mais sobre o I=I.

Pra Cego Ver: Banner com fundo amarelo e um skyline da cidade de São Paulo em branco no topo da imagem. Abaixo há uma faixa branca com o texto Conheça os locais que oferecem a PrEP. No canto inferior direito há uma ilustração de uma boca com a língua para fora e um comprimido azul na ponta. Acima dessa ilustração, há um ícone de localização na cor azul.

A profilaxia está disponível nos serviços da Rede Municipal Especializada em IST/Aids. Confira os endereços:
 

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Centro

SAE Campos Elíseos
Alameda Cleveland, 374 - Santa Cecília
Tel.: (11) 3241-2224

CTA Henfil (Henrique de Souza Filho)
R. Líbero Badaró, 144 - Centro
Tel.: 3241-2224 

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Região Sul


CTA Santo Amaro

Avenida Mário Lopes Leão, 240 - Santo Amaro
Tel.: (11) 5686-9960/ 5686-1475 

SAE Cidade Dutra
R. Cristina de Vasconcelos Ceccato, 109 - Cidade Dutra
Tel.: (11) 5666-8386

SAE Santo Amaro (Dra. Denize Dornelas de Oliveira)
R. Padre José de Anchieta, 640 - Santo Amaro
Tel.: (11) 5686-1613

SAE Jardim Mitsutani
R. Vittório Emanuele Rossi, 97 - Jd. Bom Refúgio
Tel.: (11) 5841-9020

SAE M’Boi Mirim

R. Deocleciano de Oliveira Filho, 641 - M'Boi Mirim
Tel.: (11) 5515-6207

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Região Norte

CTA Pirituba
Av. Dr. Felipe Pinel, 12 - Pirituba
Tel.: (11) 3974-8569

SAE Nossa Senhora do Ó
Av. Itaberaba, 1377 - Freguesia do Ó
Tel.: (11) 3975-2032

SAE Santana
R. Dr. Luís Lustosa da Silva, 339 - Mandaqui
Tel.: (11) 2950-9217

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Região Oeste


SAE Butantã 
Av. Corifeu Azevedo Marques, 3.596 - Butantã
Tel.: (11) 3768-1523

SAE Lapa (Paulo César Bonfim)
Rua Tomé de Souza, 30 - Lapa
Tel.: (11) 3832-2551 

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Região Leste

SAE Fidélis Ribeiro 
R. Peixoto, 100 - Vila Fidélis Ribeiro
Tel.: (11) 2621-4753

CTA São Miguel
R. Eng. Manoel Osório, 151 - São Miguel Paulista
Tel.: (11) 2297-6052

CTA Dr. Sérgio Arouca - Itaim
R. Valente de Novais, 131 - Itaim Paulista
Tel.: (11) 2561-3052

CTA Cidade TIradentes
R. Luís Bordese, 96 - Cidade Tiradentes
Tel.: (11) 2282-7055

SAE São Mateus
Av. Mateo Bei, 838 - São Mateus
Tel.: (11) 2919-0697

SAE Cidade Líder II
R. Médio Iguaçu, 86 - Cidade Líder
Tel.: (11) 2748-0255

CTA Guaianases
R. Centralina, 168 - Guaianases
Tel.: 2554-5312

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Região Sudeste

SAE Ceci 
Av. Ceci, 2.235 - Sala 30 - Planalto Paulista - Jabaquara
Tel.: (11) 2276-9719

SAE Herbert de Souza (Betinho)
Av. Arquiteto Vilanova Artigas, 515 - Teotônio Vilela
Tel.: (11) 2704-0833

SAE Penha
Praça Nossa Senhora da Penha, 55 - Penha
Tel.: (11) 2295-0391

SAEs Vila Prudente (Shirley Mariotti Gomes Coelho)
Praça Centenário de Vila Prudente, 108 - Vila Prudente
Tel.: (11) 2061-7836

SAE Ipiranga (José Francisco de Araújo)
R. Gonçalves Ledo, 606 - Ipiranga
Tel.: (11) 2273-5073

CTA Mooca
R. Taquari, 549 - salas 9 e 10 - Mooca
Tel.: (11) 2694-3338

*CTA: Centro de Testagem e Aconselhamento
*SAE: Serviço de Atenção Especializada

Pra Cego Ver: Banner com fundo amarelo e faixa branca ao centro. Na faixa há o texto Dúvidas Frequente, escrito em preto e azul. AO lado direito da arte, meio centralizado, há uma ilustração de uma boca com uma língua para fora. Na ponta da língua há um comprimido azul.

Posso parar de usar camisinha?
Como a PrEP é uma profilaxia apenas para o HIV e sua eficácia não é de 100% - assim com os demais métodos preventivos -, o uso da camisinha ainda é recomendado para prevenção às outras infecções sexualmente transmissíveis, bem como evitar uma gravidez não planejada.

A PrEP tem efeito colateral?
Nos medicamentos usados hoje, os efeitos colaterais são raros e tranquilos. A pessoa pode ter um pouco de nâusea e cefaleia (dor de cabeça). É importante o acompanhamento com o profissional de saúde para garantir a correta avaliação.

E se eu esquecer de tomar a PrEP um dia? Perde o efeito logo em seguida?
Na verdade você vai diminuir o efeito protetivo do medicamento. Mas, um dia só não vai comprometer a sua prevenção.

A partir de quantos dias a PrEP começa a fazer efeito?
Para quem for fazer sexo vaginal, a proteção é dada a partir dos 20 primeiros dias tomando o medicamento. E para sexo anal, é a partir do sétimo dia.

Preciso tomar a PrEP em jejum?
Não, não precisa. Você vai escolher o melhor horário para tomar o seu medicamento. O ideal é que você repita sempre nesse mesmo horário.

Bebida alcóolica corta o efeito da PrEP?
Não, não corta o efeito da PrEP.

Qual a diferença entre PrEP e PEP?
A PrEP, ou seja, a Profilaxia Pré-Exposição, é uma formas de se prevenir ao HIV antes de uma exposição de risco de infecção. Por isso ela deve ser tomada todos os dias como uma medida protetiva. Já a PEP, a Profilaxia Pós-Exposição, é indicada para pessoas que não fazem PrEP e quando a camisinha sai, rompe ou não é utilizada no sexo. É uma forma de prevenção ao HIV, portanto, após uma situação de risco. A PEP deve ser iniciada em até 72 horas depois da exposição; de preferência nas duas primeiras horas.
 

Pra Cego Ver: Arte composta por duas caixas, sendo uma amarela ao fundo e outra azul em primeiro plano. Dentro da caixa azul, há duas setas amarelas para direita e o texto em branco Prevenção Combinada





A PrEP faz parte de uma nova abordagem para a resposta do HIV. Trata-se de um cardápio de tecnologias de prevenção ao HIV/Aids, que inclui o tradicional preservativo, mas também a testagem, tratamento, imunização, diagnóstico, redução de danos, prevenção à transmissão vertical e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que dão à pessoa, a partir da orientação de um profissional de saúde, a possibilidade de combinar várias formas de prevenção que melhor se adequem às necessidades e ao momento de vida.

Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Página Anterior, com uma seta à esquerda. Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Home. Há um ícone de uma casa à esquerda.