Camisinhas

O preservativo externo (camisinha masculina) é um dos métodos mais eficazes para prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como o HIV e a síflis, além de evitar a gravidez não planejada.

O preservativo interno (camisinha feminina) também serve para evitar uma gravidez não desejada e prevenir o HIV e as outras ISTs. Ela é utilizada dentro da cavidade vaginal ou anal. A camisinha interna não pode ser usada ao mesmo tempo em que a externa, já que a fricção entre os dois preservativos pode levar a rasgos e buracos.

O gel lubrificante, que deve ser sempre à base de água para não danificar o preservativo, tem papel na prevenção da transmissão sexual de infecções, por diminuir o atrito e a possibilidade de provocar microlesões das mucosas genitais e anais durante a ato sexual. Estas lesões que funcionam como porta de entrada para o HIV e outros microorganismos. O seu uso deve ser ser associado ao preservativo, potencializando a prevenção.

O gel lubrificante, assim como as camisinhas externas e interna, é distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Você o encontra nas 26 unidades da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids e nas unidades de saúde que oferecem hormonização para pessoas trans

Já os preservativos internos podem ser retirados em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou nos serviços da RME IST/Aids.

As camisinhas externas estão disponíveis em todas as unidades municipais de saúde da capital paulista, nos terminais de ônibus municipais, nas estações das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô, nas estações Jabaquara e Tucuruvi (Linha 1-Azul), Consolação, Paraíso e Tamanduateí (Linha 2-Verde), Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás e República (Linha 3-Vermelha), além de quatro estações Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM): Guaianases (Linha 11-Coral), São Miguel Paulista, Engenheiro Goulart e Jardim Helena – Vila Mara (Linha 12-Safira).
 

  Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Home. Há um ícone de uma casa à esquerda.Botão cinza chumbo, com fina tarja preta na parte superior,escrito Página Anterior, com uma seta à esquerda.