PREFEITURA DE SÃO PAULO

Projetos

01/10/2009 16h05


Família participante

Em 1984, foi implantado nas enfermarias do HIMJ o “Programa Mãe Participante” , que procura criar condições e incentivar a permanência contínua da mãe (ou outro adulto afetivamente significativo para a criança) ao lado do paciente internado, que antes só recebia visita em horário pré-estabelecido de uma hora por dia.

Em 1990, o programa foi implantado na Unidade de Terapia Intensiva do HIMJ - iniciativa pioneira para este tipo de atendimento no Brasil, tema do trabalho científico: “Implantação do Programa de Mãe Participante na UTI do HIMJ-PMSP” no IV Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva Pediátrica, em Belo Horizonte - MG, de 28 de abril a 02 de maio de 1992, quando foi premiado como um dos três principais trabalhos apresentados no Congresso.

Em 12 de outubro de 1990 entra em vigor o Estatuto da Criança e do Adolescente, que em seu artigo Art. 12 estabelece: “Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsáveis, nos casos de internação de criança ou adolescente.”

Em 2003, foi iniciada parceria com a Fundação ABRINQ e com o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba – PR, para aprimoramento e sistematização das ações realizadas com as famílias dos pacientes internados. O nome é mudado para “Programa Família Participante”.

Implantação
· Adequação do mobiliário para melhorar conforto do acompanhante junto ao leito hospitalar, inclusive banheiros para acompanhantes
· Adequação de vestiários e banheiros para acompanhantes
· Adequação de áreas de convivência para acolher acompanhantes e das oficinas de treinamento para melhorar as condições de treinamento, palestras e orientações de cuidados domiciliares para após a alta do paciente.

Necessidades de patrocínios e colaborações
· Projeto de reformas
· Material de construção
· Mão de obra para reforma
· Projeto de decoração humanizada
· Poltronas para acompanhante hospitalar
· Móveis para sala de reuniões + equipamento de ensino (quadro de avisos, lousa, armário, mesas, cadeiras, escrivaninha, computador com ligação p/ internet, TV, videocassete e/ou DVD para fins de treinamento e educação).
· Confecção do material didático, como impressos, CDs, “slides”, videos
· Equipamento de mídia, como projetores de multimídia, slides e transparências, televisão, videocassete, DVD e computador com acesso a Internet

INTEGRAR O ISOLAMENTO NA COMUNIDADE

Introdução

Objetivos

  1. Elaborar projeto executivo de engenharia e arquitetura para a reforma da Enfermaria de Isolamento.
  2. Reformar a área física destinada a este tipo de internação, que requer estrutura que permita o isolamento de pacientes portadores de doenças contagiosas, evitando o contágio de outros pacientes e, por vezes, de portadores de deficiências imunológicas, não permitindo que adquiram doenças infecciosas comuns que ocorrem na comunidade.

Localização

Público-Alvo

Participação da Comunidade

Contrapartida da Prefeitura

Benefícios para a sociedade