Atualizações em Rinossinusites Fúngicas é tema de reunião científica no HSPM

Palestra é aberta a todos os profissionais da área da saúde

Por: Fernanda Viana
Arte: Dayane Tavares


O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) irá realizar no dia 26 de março, das 8h30 às 10h30, uma reunião científica com intenção de discutir as “Atualizações em Rinossinusites Fúngicas”.

“A rinossinusite fúngica tem sido mais estudada nas últimas duas décadas, pois a suspeita diagnóstica e as técnicas de detecção laboratorial dos fungos avançaram. Também temos observado aumento das infecções fúngicas, face ao emprego de drogas imunossupressoras em pacientes com câncer e nos pacientes transplantados”, explicou a Dra. Fátima Regina Abreu Alves, coordenadora da Seção Técnica de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HSPM.

Segundo a profissional, existem formas invasivas e não invasivas e, as manifestações podem estar superpostas e progredir de uma forma para outra dependendo do estado imunológico do paciente acometido. “O foco da palestra será apresentar a diferenciação das síndromes sobrepostas, os processos fisiopatológicos envolvidos e os algoritmos de tratamento recomendados”, completou.

A ação, aberta a todos os profissionais da área da saúde, acontecerá no Anfiteatro Dr. Argos Meirelles, localizado no 9° andar. O auditório tem capacidade para 120 pessoas e não é necessária inscrição prévia.
A reunião científica integra o Ciclo de Palestras promovido mensalmente pelas Clínicas de Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Fonoaudiologia do HSPM.

Palestrante
A Dra. Fernanda Wiltgen Machado é Otorrinolaringologista com título de especialista reconhecido pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Médica Assistente do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e Médica Voluntária no Ambulatório de Rinossinusite do Hospital das Clinicas de São Paulo.

Palestra no HSPM: !Atualizações em Rinossinusites Fúngicas"