HSPM realiza 37ª feira de Diabetes

Hospital reúne diversos profissionais da área de endocrinologia para discutir melhores condições para o portador da doença

Por: Tatiana Ferreira
Arte: Daniela Avancini

 

Em alusão ao dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes (Diabetes mellitus), a Clínica de Endocrinologia do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) realizará nos dias 21 e 22 de novembro, a 37ª edição da Feira de Diabetes do HSPM, das 9h às 12h, no anfiteatro Dr. Argos Meirelles.

Segundo a Coordenadora da Clínica de Endocrinologia, Dra. Daniela Yone Veiga Iguchi, a iniciativa tem como objetivo promover a educação dos pacientes diabéticos para que, entendendo melhor a doença, possam ter um papel mais proativo em seu tratamento e na prevenção de complicações, possibilitando qualidade e expectativa de vida semelhante à da população geral.

A programação é aberta a todos os interessados e inclui palestras com orientações de saúde que estimulam hábitos de vida mais saudáveis e esclarecem dúvidas sobre o tratamento da doença e suas complicações. Entre os temas tratados estarão Diabetes e Hipertensão: a necessidade do controle; Pé diabético? O que a insensibilidade nos pés pode provocar?; O remédio chamado alimento; Disfunção erétil no paciente diabético.

Também serão realizadas oficinas sobre insulina, nutrição, odontologia e oftalmologia. E nos dois dias, durante todo o período de realização do evento, serão realizados testes de glicemia capilar e hepatite c. No dia 21, haverá rastreamento de neuropatia diabética (Teste do Monofilamento), na Sala 03.

Além da participação da equipe multiprofissional do HSPM, o evento contará com o apoio da Universidade Paulista (Unip), Apartesp, OBD e Gino.

 

Diabetes

É uma doença crônica que ocorre por conta da produção insuficiente ou pela má absorção da insulina, hormônio que regula a glicose (açúcar) no sangue e garante energia para o funcionamento das células do organismo.

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e o alto nível de glicose no sangue pode ocasionar complicações graves no coração, nos olhos, nos rins, nervos e artérias e, em casos extremos, pode levar o paciente à morte.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes mais de 13 milhões de brasileiros vivem atualmente com a doença, o que representa 6,9% da população.

Diante da preocupação com o aumento do número de pessoas diagnosticadas em todo o mundo, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a iniciativa da Federação Internacional do Diabetes (IDF) e Organização Mundial da Saúde (OMS) e estabeleceu o dia 14 de novembro como Dia Mundial do Diabetes.

 

Feira de Diabetes