PREFEITURA DE SÃO PAULO

Programa de Voz participa de Série Especial da TV Record

02/03/2009 11h01


De acordo com relato dos pacientes é o excesso de uso da voz em um ambiente físico muitas vezes desfavorável, em seu cotidiano, o principal motivo que os levam a buscar ajuda especializada.

Tratamento

Inicialmente o atendimento é realizado na Clínica de Otorrinolaringologia, em consulta na Foniatria, onde ocorrem as avaliações, orientações e encaminhamentos necessários às diversas clínicas.

Implantado desde 1992, o Programa de Voz do setor de fonoaudiologia HSPM – alcançou o número de mais de 3.500 pacientes atendidos. O tratamento inicia-se com a terapia em grupo, que tem por objetivo levar o paciente a identificar os aspectos relacionados ao cotidiano que interferem em seu desempenho vocal, desenvolver a capacidade de perceber como sua voz está sendo produzida e criar recursos para conseguir um resultado vocal mais eficiente e com menor esforço, após essa etapa o paciente pode ser encaminhado para terapia individual, ou para grupos abertos, visando manter o desenvolvimento vocal com acompanhamento dos resultados por um período de 12 meses.

“Mais do que auxiliar o professor a superar a condição física que lhe causa desconforto ou sugerir afastamento do ambiente escolar, o Programa de Voz tem o intuito de propiciar conscientização do paciente para seu processo de adoecimento vocal, de forma a contribuir para uma postura reflexiva, e a busca de recursos para a construção de um espaço escolar mais saudável, onde possam desenvolver seus trabalhos de forma competente e prazerosa” afirma a Coordenadora da Clínica de Fonoaudiologia, Delmira Fraga Karmman.

“O Programa de Voz ajuda o professor a resgatar a sua própria voz. Possibilita a troca de experiências entre os participantes e funciona como espaço terapêutico importante e de efeito multiplicador”, comenta a Fonoaudiológa Susana Pimentel P. Giannini.

A voz é tão importante quanto à própria fisionomia e impressão digital

Ela varia de acordo como o sexo, idade, profissão, personalidade, estado emocional e intenção que a usamos.

É através da voz que expressamos sentimentos, emoções, idéias e pensamentos. A voz é produzida a partir do ar que saí dos pulmões, passa pela laringe, onde estão localizadas as pregas vocais, que no momento da expiração, aproximam-se e vibram, produzindo assim o som.

Veja dicas de como usar bem a voz

Procure

Evite