Secretário de Esportes coloca time em campo para gesto de solidariedade

O Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Walter Feldmam, esteve no HSPM no último dia 13, com sua equipe de trabalho, para fazer mais um gesto de solidariedade, doar sangue.

Agradeço ao secretário Walter Feldmam e toda sua equipe por este gesto espontâneo de amor e solidariedade. Convido os colaboradores e usuários do hospital para que se tornem doadores e incentivadores da doação de sangue, comenta dra. Elizabete Michelete, Superintendente HSPM.

As doações são classificadas em duas categorias: a voluntária, que é aquela em que a pessoa doa sangue de forma solidária, sem se preocupar em saber a quem ele se destina e a vinculada, que é particular, e serve para repor o sangue utilizado no tratamento de algum parente ou amigo internado.

‘Esse gesto do Secretário Walter Feldman demonstra um ato de cidadania e de responsabilidade social e deve servir de exemplo para toda a população’, ressaltou o Superintendente da Colsan, dr. José Augusto Barreto.

Parceira do HSPM desde 2001 a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) recebe em média 600 doações por mês. Em 2008, atingiu a meta de 7.387 bolsas de sangue.

Abrace esta causa, seja um doador

Sua doação é muito importante. O sangue é a única maneira de tratamento para vários pacientes que dependem deste gesto de solidariedade. Antes da doação, você deverá passar por um processo de triagem que consiste em alguns exames e uma entrevista, a fim de realizar a doação de sangue com total segurança para o doador e reduzir ao máximo os riscos de transmissão de doenças para os pacientes que receberão as transfusões.

Para doar sangue é necessário:

Estar em boas condições de saúde;
Apresentar documento de identidade original;
Ter entre 18 e 65 anos;
Ter acima de 50 kg;
Estar alimentado, porém evitar refeições gordurosas;
Não estar gripado ou com febre;
Não estar grávida ou amamentando;
Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 6 horas.
Não poderá doar sangue:

Quem fez tatuagem, piercing ou tratamento com acupuntura nos últimos 12 meses;
Portadores de vírus da AIDS, HBV, HCV ou HTLV;
Quem possui histórico de doença hematológica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, autoimune, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramento anormal, convulsão após os dois anos de idade ou epilepsia, sífilis, doença de Chagas ou Malária;
Usuários de drogas;
Mulheres grávidas.

Fonte: Anvisa - www.anvisa.gov.br/cidadao/sangue