Grupo de Gestantes do HSPM completa 33 anos


    Criado em 1976, o Grupo de Gestantes possui uma equipe multidisciplinar para orientar as gestantes sobre essa nova fase, o desenvolvimento do bebê, os tipos de partos e anestesia, puericultura, vacinação, a importância da amamentação para a mãe e o bebê, a alimentação adequada e saudável, os direitos sociais e trabalhistas, o planejamento familiar, os aspectos psicológicos, fonoaudiológicos e odontológicos.

   “É um espaço acolhedor para as gestantes porque nesta fase elas estão muito preocupadas e nós procuramos tranquilizá-las com informações corretas, para que se sintam mais seguras”, diz a enfermeira Mercedes Tibério Caldeira.

Ansiedade, apreensão e dúvidas são alguns sentimentos comuns na gravidez

   “O medo da dor do parto, a dúvida se o filho vai nascer perfeito, se ela vai ser capaz de cuidar dele, as mudanças corporais e até mesmo algum tipo de depressão são situações que a mulher pode passar. Oferecemos acompanhamento durante a gravidez e após o parto caso elas necessitem”, ressalta a psicóloga Lia Peres de Camargo Pereira.

Atendimento Multiprofissional

  • A prevenção de doenças bucais são abordadas pela Odontopediatra, Dra. Anélis Samara Elias. “São informações que mãe usa tanto para ela quanto para o bebê e também ajuda a disseminá-las na sociedade”.


 

  • Os cuidados alimentares devem ser rigorosos durante a gravidez   e para orientar as futuras mamães a nutricionista Elisete das Dores Kiik fala da importância da dieta e dos alimentos indicados para essa fase.


 

  • A fisioterapeuta Eiko Yoshida mostra os exercícios que favorecem o parto normal, diminuem as dores na coluna e melhoram a postura. 


 

  • A puericultura e as vacinas são explanadas pelo médico pediatra Dr. Roberto Maria Viviani.


 

  • A fonoaudióloga Dinorah Queiróz Vita aborda a importância da amamentação para o crescimento craniofacial harmônico e o estabelecimento adequado das funções da respiração, sucção, digestão, mastigação e fonação, além de orientar quanto à audição e a estimulação da linguagem para o desenvolvimento global da criança.


 

  • As dúvidas sobre os direitos sociais e trabalhistas são esclarecidas pela Assistente Social, Maria Paula Nacaratti Maia, dentre eles a licença-maternidade e paternidade e o registro de nascimento. 
    “A prorrogação da licença-maternidade de quatro para seis meses contribui para o aleitamento materno exclusivo, o que já é preconizado pela Organização Mundial da Saúde e Unicef. Contamos com o serviço do Cartório, que envia diariamente um profissional para lavrar os registros de nascimento do hospital”.

    Outro benefício é o alojamento conjunto, que favorece o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê, que são mantidos juntos desde o nascimento incentivando o aleitamento materno sob livre demanda.

Participação do Pai

Desde 2004, os pais são acolhidos no grupo e recebem dicas para auxiliar a esposa no período pós parto, nos cuidados com o bebê, na manutenção da amamentação e na participação no momento do parto.

 “Percebemos que eles têm tantas angústias e dúvidas quanto as gestantes e o grupo abre um espaço para eles. Isso resulta em fortalecimento dos laços familiares”,  comenta Mercedes.

 “Queremos  chamá-lo para a responsabilidade dos cuidados com a mãe e o bebê”, diz a médica Obstetra, Dra. Jovina Rulli Bovino.

Importância do curso

“Tive meu último filho há 12 anos e estou aprendendo muito, é tudo novo. A participação do meu esposo também me tranquiliza, ele aprende como ele pode me ajudar”.  
                                    Sibele Garcia, Agente de Apoio

“Sou mãe de primeira viagem e gostei das orientações, pois nem sempre dá tempo de tirar as dúvidas no consultório”.  
                                      Gislene Nogueira,cabeleireira

Todas as informações que tenho foram passadas por minha mãe, irmãs, avós e hoje pude perceber que muitas delas são mitos. 
                                      Angela Lúcia, colaboradora do HSPM

O Grupo de Gestantes conta com os serviços das Clínicas de Odontologia e Endocrinologia, é realizado também pelos Ambulatórios Descentralizados da Lapa e Carrão.  Para participar é necessário encaminhamento da Clínica de Ginecologia e Obstetrícia.