HSPM Responde

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Imagem ilustrativa na qual aparece à esquerda um holofote dentro de um celular e à direita o Texto HSPM Responde

Por Mariana Baiter

No dia 28 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A data diz respeito a um conjunto de normas, medidas e ações que buscam promover a proteção do colaborador em seu local de trabalho, visando a redução de acidentes e/ou doenças ocupacionais. A promoção da saúde e da segurança no ambiente de trabalho incluem diversos fatores, como: medidas de prevenção, promoção de cursos, treinamentos e outras ações que, em conjunto, resultam em uma melhora significativa na saúde e no estilo de vida do funcionário. Para tratar mais sobre o assunto, nesta edição do HSPM responde, conversamos com o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Carlos Alberto Durso Carneiro.

1. Qual é a importância da data?
O dia 28 de abril é uma das datas históricas mais importantes do Brasil para falar sobre a Segurança e Saúde no Trabalho, pois tem como foco lembrar as vítimas de acidentes laborais. Todos os anos, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) define um tema específico e, em 2023, este incide sobre a inclusão de “um ambiente de trabalho seguro e saudável” como princípio fundamental e direito no trabalho.

2. Quais fatores no ambiente contribuem para a promoção da saúde do trabalhador?
A promoção em saúde são os modos de viver, que incluem a alimentação balanceada, redução de riscos no trabalho, momentos de lazer, prática de atividade física, entre outros. Portanto, torna-se imprescindível sensibilizar o trabalhador sobre medidas em favor de sua própria saúde, realizando exames médicos periódicos, atualizando sua carteira de vacinação e adquirindo hábitos saudáveis.

3. Quais são os cuidados essenciais para garantir a segurança do trabalhador no exercício de suas atividades?
A prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais envolvem avaliar os riscos das atividades e implementar ações que busquem diminuir riscos, através da utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). É aconselhado avaliar, antecipar e controlar os riscos no trabalho, além de orientar os funcionários a não executar atividade para a qual não esteja habilitado. É importante não improvisar o uso de ferramentas inadequadas à atividade e solicitar a compra se necessário. É orientado também manter os equipamentos de proteção coletiva nas máquinas e equipamentos, além de não fumar em locais proibidos.

4. Quais são os maiores riscos à saúde do trabalhador em ambientes hospitalares?
O maior risco no ambiente hospitalar é o biológico, mais especificamente os acidentes com objetos perfurocortantes, bem como exposição a materiais biológicos contaminados, exposição à radiação ionizante, uso de produtos químicos, além de riscos físicos e ergonômicos.

5. O que o trabalhador deve fazer caso sofra um acidente durante sua rotina de trabalho?
Primeiramente procurar atendimento médico. Posteriormente, informar a sua chefia para providências administrativas e abertura da Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT).

6. Qual é o papel da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para a prevenção dos riscos com a saúde do trabalhador?
A CIPA tem por objetivo melhorar as condições de trabalho e prevenir acidentes e doenças dele decorrentes, em parceria com a Administração.

7. Quais são as ações e iniciativas do HSPM no que se refere à saúde e segurança do trabalhador no exercício de suas atividades?
A Segurança do Trabalho do HSPM procura minimizar os riscos do ambiente de trabalho, sejam eles: físico, químico, biológico, ergonômico e de acidente, propondo melhorias através de medidas estruturais, medidas de proteção coletiva e/ou uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).